Morto em decorrência da Covid-19 no final de abril, o professor e pesquisador Dimas da Silva Marques recebeu o título de mestre pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), nessa terça-feira (29). Ele já havia concluído a tese do mestrado, mas não teve tempo para defendê-la para a banca.

Como forma de honrar a memória do mestrando, os professores avaliaram e aprovaram o trabalho de Dimas.

O mestrando trabalhava no Laboratório de Estudos sobre Tecnologia da Informação e da Comunicação na Educação (LêTECE), da UFMT.

A homenagem foi realizada pela família, colegas e professores da vítima devido aos anos dedicados à pesquisa e recursos investidos no trabalho, que tem relevância para o desenvolvimento da educação e da ciência brasileira.

“A importância dessa defesa póstuma é primeiramente a de publicar o esforço que Dimas teve em sua trajetória acadêmica, possibilitando que a comunidade científica e a sociedade tenham acesso a esse conhecimento”, afirmou o orientador, professor Alexandre Martins dos Anjos.

O trabalho, intitulado “Educação Física à Distância: Propostas de mediação pedagógica em contextos de aquisição de habilidades sensório-motoras”, apresenta contribuições relacionadas à Educação a Distância (EaD), aos processos de aquisição de habilidades sensório-motoras e à mediação pedagógica e tecnológica no contexto de cursos de Educação Física ofertados a Distância.

“Não podíamos pegar dois anos de pesquisa, concluída e simplesmente arquivar. Dimas graduou-se em Educação Física na UFMT e, desde 2007, atuava na rede pública de ensino, então sua trajetória profissional está muito ligada à educação e esse trabalho concilia sua formação com sua atuação como professor”, completa o orientador.

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) — Foto: Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) — Foto: Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

A banca examinadora foi formada pelos professores Alexandre Martins dos Anjos, Cristiano Maciel, Débora Erileia Pedrotti Mansilla e Glauce Viana de Souza Torres.

Via | G1
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)