Com a pandemia houve um aumento dos índices de cáries e doenças periodontais, 77% dos países relatam interrupção parcial ou total dos tratamentos C​​om a pandemia da Covid-19 houve um aumento dos índices de cáries e doenças periodontais – que afetam a gengiva. Segundo a Organização Mundial da Saúde, os serviços de saúde bucal estavam entre os serviços de saúde essenciais mais afetados devido à Covid-19, 77% dos países relataram interrupção parcial ou total dos tratamentos, justificando a maior incidência de casos neste ano.
O cirurgião dentista, Bruno Godoy, enfatiza que é necessário desenvolver um programa de educação do paciente, por meio da análise do perfil de cada pessoa pode criar uma rotina de tratamento no consultório, respeitando todos os protocolos de cuidados neste período de pandemia. Um dos processos utilizados na clínica, em São Paulo, é um novo método de profilaxia dental profissional desenvolvido pela EMS (Electro Medical Systems) , denominado de Guided Biofilm Therapy (GBT), o qual propicia um tratamento suave, eficaz e indolor.
Desde o período da faculdade, quando se graduou em 2000, Bruno sempre buscou estar um passo à frente na profissão, principalmente, em relação a tecnologia. “Pensava em estruturar um consultório que fosse mais agradável para o cliente, que não parecesse um local odontológico para gerar mais proximidade e sair do padrão”, afirma o cirurgião-dentista. Pesquisando desde a graduação, encontrou os procedimentos da EMS em 2019 e, com a chegada dos equipamentos na América Latina em 2020, iniciou os tratamentos de profilaxia com a GBT.
“Para o paciente é muito mais confortável, além disso, não sentem dor. Há clientes que não realizavam a profilaxia sem anestesia, agora com a GBT fazem com tranquilidade, inclusive crianças. A pessoa que realiza este procedimento não voltará mais para o processo anterior”, ressalta Bruno. Para os dentistas, ele pontua que há diversas vantagens, como a velocidade do tratamento, agilidade e economia de anestesias. Uma higiene bucal de paciente saudável, demorava cerca de 30 minutos, com a GBT diminuiu para cerca de 10 a 15 minutos.
O novo pó utilizado neste processo, denominado de AIRFLOW® PLUS, contribui para a alta performance, é um produto de alta tecnologia e composto por Eritritol, que permite o tratamento supra e subgengival com mais conforto e eficiência.
Neste período de Covid-19 manter a saúde bucal é muito relevante, pois pode interferir em todo organismo. O Conselho Federal de Odontologia (CFO) informa que uma má higiene oral ligada à periodontite pode impactar no agravamento de infecções respiratórias geradas pelo vírus. Com isso, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) e a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) elaboraram um manual que orienta sobre higiene bucal e Covid-19, com protocolos médicos e orientações aos profissionais e pacientes.
A EMS também oferece a capacitação de profissionais. O pilar é o programa de educação da Swiss Dental Academy, implementado por Gislaine Sachetti, gerente responsável na América Latina, junto com os especialistas qualificados para treinar profissionais por meio dos cursos gratuitos.
Sobre a EMS
Fundada em 1981, a EMS, Electro Medical System, é uma empresa suíça de dispositivos médicos que atua em três áreas da saúde: Dental, Terapia da Dor e Urologia, com equipamentos de última geração e tecnologia moderna. A EMS está fundamentada em 3 pilares importantes: a tecnologia de qualidade e precisão suiças, a evidência clínica comprovada sobre a eficácia de seus métodos e produtos e plataformas de educação de primeiro nível.
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)