Dados do Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil revelam ainda que o município teve crescimento de mortes pela doença na comparação com o mesmo mês do ano passado Com o quinto pior número de mortes desde o início da pandemia da Covid-19 em Rondonópolis, o mês de maio mostrou que os números da doença ainda estão longe de estarem controlados. Se comparados com a média de óbitos causados pelo novo coronavírus desde a chegada da doença no município, o mês que se encerrou registrou aumento de 56,9% no número de falecimentos, atingindo a marca de 75 mortes, frente a uma média de 47. Os números de maio são melhores quando comparados com os de março e abril deste ano, respectivamente o primeiro e segundo piores meses da pandemia no município, auge da segunda onda da doença que lotou UTIs de hospitais em todo o território nacional. Na comparação com março, maio aponta queda de 22,7% no número de óbitos, enquanto na comparação com abril a queda foi de 25,7%. Em números absolutos, maio registrou 75 óbitos causados pelo novo coronavírus, março 97, e abril 101.
Os dados constam no Portal da Transparência do Registro Civil (https://transparencia.registrocivil.org.br/inicio), base de dados abastecida em tempo real pelos atos de nascimentos, casamentos e óbitos praticados pelos Cartórios de Registro Civil do País, administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), e podem ainda sofrer mudanças, uma vez que o prazo legal para envio de óbitos à plataforma nacional pode chegar a até 12 dias do falecimento.
“Já podemos observar que a vacinação tem causado efeito positivo na população mais velha, agora aguardamos esse resultado positivo na proteção dos mais novos e que cada vez mais os números altos de óbitos sejam reduzidos”, explica o presidente da Arpen-Mato Grosso, André Luís Bispo.
Maio/20 x Maio/21
Um ano depois, maio de 2021 registrou um aumento de 1150% dos óbitos no município em comparação com o mesmo mês de 2020. Em números absolutos foram 75 mortes no mês passado frente a 6 em maio do ano passado.
Já no Mato Grosso, maio de 2021 registrou um aumento de 2445% dos óbitos no estado em comparação com o mesmo mês de 2020. Em números absolutos foram 738 mortes no mês passado frente a 29 em maio do ano passado.
Sobre a Anoreg/MT
A Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (ANOREG/MT) congrega os 243 Cartórios distribuídos em todos os municípios do Estado. A entidade reúne cartórios de cinco especialidades: Registro Civil das Pessoas Naturais, Registro de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas, Tabelionato de Notas, Tabelionato de Protesto e Registro de Imóveis. As principais funções relacionadas aos Cartórios extrajudiciais são a garantia de fé pública, autenticidade, publicidade, segurança e eficácia a todos os atos jurídicos pessoais, patrimoniais e negociais da população brasileira, contribuindo para prevenir litígios e desburocratizar os serviços ao cidadão.
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)