Uma idosa de 91 anos que tem diabetes, hipertensão e sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), venceu a Covid-19, nessa terça-feira (8), após cinco dias internada no Hospital São Benedito em Cuiabá. Aracy Mendes Leoncine já tinha sido vacinada com as duas doses da Coronavac em fevereiro e março deste ano, respectivamente.
“Cheguei [no hospital] mal e agora estou muito bem. Os profissionais de saúde me deram remédio e comida toda hora e nunca me deixaram abandonada. Estou muito feliz”, disse a idosa.

Aracy mora com a família São José do Xingu, a 931 km da capital. Ela começou a sentir falta de ar em casa e foi encaminhada para uma unidade de saúde da cidade.

“Aqui ela ficou um dia, chegou no Posto de Atendimento com muita falta de ar, estava muito ruim mesmo, ficou no balão de oxigênio com a saturação oscilando”, contou a filha dela, Bernadete Leoncine.

Aracy Leoncine em São José do Xingu (MT) antes da transferência para Cuiabá — Foto: Arquivo pessoal
Aracy Leoncine em São José do Xingu (MT) antes da transferência para Cuiabá — Foto: Arquivo pessoal

Devido ao quadro de saúde, ela foi transferida para Cuiabá, mas não precisou de intubação, segundo a família.

“Fui muito bem tratada. Me alimentei, fiz exercícios. Agora melhorei, recebi alta e voltei ao encontro da minha família e amigos em casa. Agradeço muito a todos”, declarou Aracy.

Segundo a família, na hora de embarcar no avião de volta para casa, Aracy se recusou a entrar na aeronave em cima de uma maca e preferiu ir caminhando, mesmo ainda sem forças.

Aracy Leoncine se levantou da maca e preferiu ir caminhando até a aeronave que a levou de volta para casa — Foto: Reprodução
Aracy Leoncine se levantou da maca e preferiu ir caminhando até a aeronave que a levou de volta para casa — Foto: Reprodução

Agora ela se recupera em casa ao lado dos filhos.

Eficácia da vacina

Estudo clínico final sobre a Coronavac divulgado em abril deste ano mostra que a eficácia da vacina é maior do que nos resultados iniciais divulgados entre dezembro e janeiro. O estudo foi feito pelo Instituto Butantan, que produz a vacina em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.

Conforme artigo científico encaminhado para revisão e publicação na revista científica Lancet, a eficácia para casos sintomáticos de Covid-19 atingiu 50,7%, ante os 50,38% informados inicialmente. Ou seja, a vacina reduz pela metade os novos registros de contaminação em uma população vacinada.

De acordo com a pesquisa divulgada em abril, a eficácia da CoronaVac pode chegar a 62,3% com um intervalo de mais de 21 dias entre as duas doses da vacina.

Na prática, significa que a CoronaVac tem potencial de:

  • reduzir pela metade (50,7%) os novos registros de contaminação em uma população vacinada;
  • reduzir a maioria (83,7%) dos casos leves que exigem algum cuidado médico.
Via | G1
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)