Inscrições abrirão às 18h (horário de Brasília) desta segunda (31) no Sistema Revalida. Prova prática do exame será aplicada em 13 cidades brasileiras 

A segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2020 será aplicada nos dias 10 e 11 de julho de 2021. O edital de retificação do exame, com a oficialização das datas, foi publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 31 de maio, mesma data em que inicia o período de inscrição para o exame. Os médicos aprovados na primeira etapa do Revalida 2020 poderão se inscrever para as provas de habilidades clínicas, a partir das 18h (horário de Brasília), no Sistema Revalida. Prazo se encerrará dia 4 de junho.

No momento da inscrição, o participante deverá escolher a cidade onde pretende realizar o exame. Serão ofertadas 2.490 vagas. Vale ressaltar que, para cada cidade, há limite de vagas disponíveis, conforme tabela abaixo:

Estado Cidade Quantidade de vagas
BA Salvador 360
MA São Luís 180
CE Fortaleza 180
DF Brasília 180
PR Curitiba 180
PA Belém 180
PB Campina Grande 180
PI Teresina 180
AL Maceió 180
ES Vitória 180
MG Uberlândia 180
MS Campo Grande 180
SP São Paulo 150

Nessa etapa do exame, os médicos realizarão prova de habilidades clínicas, voltadas para as cinco grandes áreas do exercício profissional: clínica médica, cirurgia, ginecologia-obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). A avaliação envolve situações-problema e apresentação de casos, tendo como referência os conteúdos, habilidades e competências do exercício profissional.

Atendimento especializado – Também nesta segunda-feira, 31 de maio, inicia o período de solicitação de atendimento especializado. Os participantes que necessitarem desse atendimento deverão informar as condições que motivam a solicitação, como: baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, surdocegueira, deficiência intelectual (mental), dislexia, deficit de atenção, autismo, discalculia, gestante, lactante, idoso, sabatista (pessoa que, por convicção religiosa, guarda o sábado) e/ou pessoa com outra condição específica.

Cronograma – Além de informar as datas e as cidades de aplicação do exame, a Retificação do Edital de n.º 20, de 6 de maio de 2021, referente à segunda etapa do Revalida 2020, também informa o cronograma das outras ações da etapa.

Revalida – Aplicado pelo Inep desde 2011, o Revalida busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. As referências do exame são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional. O Revalida é composto por duas etapas (teórica e prática) que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). O objetivo do exame é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O ato de apostilamento da revalidação do diploma é atribuição das universidades públicas que aderirem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.

Acesse o edital de retificação da 2ª etapa do Revalida 2020  

Acesse a versão certificada do edital da 2ª etapa do Revalida 2020

Acesse o Sistema Revalida

Saiba mais sobre o Revalida

Via | Assessoria de Comunicação Social do Inep
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)