As obras de construção da Creche da Vila Operária, localizada na rua Vicente Pereira de Abreu, esquina com avenida João Ponce de Arruda, seguem em ritmo forte e está com 82,23% dos serviços da planilha licitada concluídos, devendo ser finalizada em breve.

Conforme informações do contrato de construção, a creche segue o padrão Tipo 2, do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e está sendo edificada com recursos próprios do município da ordem de R$ 1.984.085,62.

ESTRUTURA

A futura Creche terá como objetivo atender crianças de 00 anos a 05 anos e 11 meses de idade. Construção que tem por finalidade à aplicação de atividades e recreações, a fim de proporcionar a garantia de qualidade e seguridade das crianças no espaço escolar, pois a educação infantil é primeira etapa da educação básica, para o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

Segundo a fiscal da obra, engenheira civil do Departamento de Infraestrutura da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Luar Santiago, a nova unidade escolar infantil terá diversas dependências como: salas para o setor administrativo; sala professores/reunião; sala de fraldário, sala creche 1 (0 a 1 ano), sala de amamentação. sala creche 2 (1 a 2 anos), sanitário PCD infantil; sanitário infantil 1; sala creche 3 (2 a 4 anos), sala multiuso; sala pré-escola 2 (4 a 6 anos); sanitário infantil 2, sala pré-escola (4 a 5 anos e 11 meses); almoxarifado, lactário, rouparia, lavanderia, cozinha, pátio coberto/refeitório, despensa, e hall de entrada.

Assim que entrar em atividade, esta nova creche vai beneficiar dezenas de famílias de mães trabalhadoras da região que não tem com quem deixar os filhos para ir ao trabalho. Essa tem sido a, preocupação da atual administração que está entrando para a história do município, como a gestão que mais investiu e construiu creches na cidade, desde a sua fundação.

Na verdade, essa era uma área sensível do município, pois a falta de visão social dos antigos administradores, impedia que se investisse nesse setor tão crucial para as famílias de trabalhadores de poucos recursos, que não tinham como bancar os custos de uma creche particular, e muito menos pagar alguém para ficar cuidando dos filhos pequenos, enquanto os pais precisavam trabalhar.

Mas isso tem mudado radicalmente nos últimos anos. De 2020 até hoje, mais de 22 creches foram construídas em toda a cidade, e muitas outras ainda serão até o fim dessa gestão, por conta do ambicioso projeto de unificação da educação infantil na cidade, proposta esta levada a efeito com muito empenho e dedicação pelo Prefeito José Carlos do Pátio.

É preciso destacar, todavia, que a cidade está promovendo um verdadeiro salto evolutivo na questão social nos últimos tempos levando cidadania e qualidade de vida a toda a opulação. Todas as atenções da gestão estão voltadas para desenvolver uma cidade forte e vibrante para todos; mas, com enfoque especial nos menos favorecidos.

Via | Assessoria
(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta