Nebulosidade sobre o Brasil Nuvens carregadas crescem sobre o Norte do Brasil e em sobre o Maranhão, pois nestas áreas ainda há bastante disponibilidade de ar quente e úmido para a formação destas nuvens.
O ar seco predomina sobre o Sul, Sudeste e Centro-Oeste e na maioria das áreas do Nordeste inibindo a formação de grandes nuvens. Porém, fortes ventos observados a cerca de 10 km de altitude induzem a formação de uma extensa faixa de nuvens altas que está cruzando a Região Centro-Oeste e tende a se espalhar também sobre a Região Sudeste. Este tipo de nebulosidade é basicamente formada por pequeninos cristais de gelo e não provocam nenhum tipo de precipitação.
Previsão do tempo para 18/5/2021 – terça-feira
Muito sol e nada de chuva em quase toda a Região Sul. A presença do ar frio de origem polar mantém a noite e o amanhecer frios. Há condições para geada ao amanhecer na região de Bagé, na Campanha Gaúcha, e nas áreas mais elevadas das serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O litoral do Paraná tem um dia com muitas nuvens, períodos com sol e chuva fraca.
O tempo seco predomina sobre as Regiões Sudeste e Centro-Oeste. A recente passagem de uma frente fria pelo oceano estimula chuva fraca no litoral de São Paulo , sobre o estado do Rio De Janeiro e até em alguns locais da Zona da Mata Mineira. Mas a chuva que ocorrer será de curta duração e de fraca a moderada intensidade.
Fortes ventos que ocorrem a cerca de 10 km de altitude favorecem o surgimento de grande quantidade de nuvens altas sobre o Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e Espírito Santo. Estas nuvens podem até esconder o sol, ou deixar o céu opaco por um tempo, mas não provocam chuva..
O sol e o tempo seco predominam no Nordeste. Há previsão de pancadas de chuva para o Maranhão, extremo norte do Piauí, norte do Ceará, litoral, Zona da Mata e Agreste do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco, de Alagoas e de Sergipe.
A maioria das áreas da Região Norte do Brasil tem uma terça-feira com muita nebulosidade e várias pancadas de chuva com raios. Há risco de chuva forte em alguns estados. O tempo fica seco e o sol predomina em Rondônia, no sul do Pará, em quase todo o Tocantins. Só chove no norte do Tocantins.
Alertas meteorológicos para 18/5/2021
Atenção para o mar agitado na costa sul do Brasil, mas por enquanto, não há alertas para ressaca.
Terça-feira com alerta para temporais no noroeste do Pará, no Amapá, em Roraima e no norte do Amazonas. As capitais Macapá Manaus Boa Vista também ficam sujeitas a temporais.
Atenção para chuva moderada a forte sobre o centro, oeste e leste do Amazonas, no centro, oeste e leste do Pará e no centro do Acre.
Atenção: há condições para geada na serra de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul e na Campanha Gaúcha.
Atenção para o ar muito seco, com níveis de umidade entre 20% e 30% nas horas mais quentes do dia, em todo o centro-oeste de Minas Gerais, incluindo o Triângulo Mineiro, em Goiás, no Distrito Federal, no sul do Tocantins, em Mato Grosso do Sul e no sul e centro-leste de Mato Grosso, no centro-oeste da Bahia.
Via | Climatempo
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)