O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), irá realizar entre os dias 24 e 28 de maio o Avalia MT, uma avaliação diagnóstica que vai verificar o nível de aprendizado dos estudantes e, a partir dos resultados, elaborar políticas públicas para superação das dificuldades encontradas.

Esta é a segunda edição da avaliação, que neste ano será feita em parceria com a Caed (Fundação Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da Universidade de Juiz de Fora). As provas abrangem a rede estadual de ensino, com provas nos formatos digital e impresso.

“O foco da avaliação é verificar a aprendizagem dos estudantes, de modo a analisar o que eles já aprenderam e o que ainda precisam aprender”, disse Brígida Couto, coordenadora de Avaliação da Seduc-MT.

Os resultados vão ajudar no planejamento de ações interventivas por parte da Secretaria de Estado de Educação a fim de que as dificuldades dos estudantes possam ser minimizadas, explicou a coordenadora.

Os alunos poderão optar entre prova impressa ou digital. As avaliações impressas terão que ser retiradas na escola por pais ou responsáveis, que depois deverão devolver na unidade de ensino o cartão de resposta. Já as digitais devem ser acessadas no site https://avaliacaoemonitoramentomatogrosso.caeddigital.net usando o código de cadastro do aluno no sistema SigEduca como login e senha.

Dúvidas sobre a avaliação podem ser enviadas para o e-mail currículo.avaliacao@educacao.mt.gov.br

Provas e resultados

As perguntas do programa Avaliação MT serão elaboradas pela Caed. Estudantes do 2º, 3º e 4º anos do Ensino Fundamental responderão a 40 questões de Língua Portuguesa e Matemática. Para os alunos do 5º e 6º anos, vão ser aplicadas 44 perguntas dessas duas disciplinas.

Os estudantes do 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e os do Ensino Médio terão que responder a 52 questões de Língua Portuguesa e Matemática.

A previsão é que as escolas lancem informações na plataforma sobre as avaliações até o dia 10 de junho e que, no mês seguinte, a Caed possa disponibilizar os resultados.

Via | Assessoria
(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta