O deputado estadual Thiago Silva (MDB) prestou homenagem aos 50 anos da criação da Santa Casa de Misericórdia, que realiza serviços de excelência em prol da saúde de Rondonópolis e regiões sul e sudeste. O deputado entregou uma moção de aplausos neste sábado (15) ao diretor presidente José Osíris Grama Hoeppner e parabenizou toda a instituição e seus funcionários pelo trabalho realizado nessas cinco décadas.

O hospital foi fundado em maio de 1971 por membros do Rotary Clube de Rondonópolis, com apoio da Igreja Católica pela figura do bispo Dom Osório Stoffel, 402 anos depois de ser instituída a primeira casa de misericórdia do Brasil, em Santos – SP. Na época, Rondonópolis não disponibilizava atendimento gratuito de urgência e emergência à comunidade carente. O Hospital Samaritano era o único existente na cidade, mas limitava-se a procedimentos particulares e aos pacientes conveniados ao antigo Inamps.

A necessidade de construção da Santa Casa de Misericórdia nasceu como alternativa à demanda do município por um pronto atendimento de urgência gratuito. Nos primeiros anos de funcionamento do hospital, não existia nenhum convênio com o poder público. Eram feitos os atendimentos aos pacientes carentes, de forma gratuita e os custos eram mantidos por doações, subvenções, subsídios e com a receita gerada de pacientes particulares.

“A Santa Casa realiza um trabalho honroso em nossa região há anos e queremos homenagear de forma especial junto dos demais parlamentares o legado e a bela história de uma das maiores instituições de Rondonópolis. Já destinamos emendas e vamos continuar cobrando prioridade do Estado para destinar investimentos para o hospital”, disse o deputado Thiago.

Hoje o hospital é uma referência para Mato Grosso, atende mais de 500 mil pessoas de 20 municípios da região sudeste do estado e possui em suas especialidades, cirurgias, atendimento adulto e infantil, UTI, maternidade, serviço de diagnóstico de oncologia, tomografia, raio-x.

O diretor José Osíris agradeceu o apoio do deputado e a destinação de emendas que auxiliam no serviço realizado pela instituição. “Nós temos uma história de 50 anos, com a criação do hospital por um grupo de visionários do Rotary e junto da sociedade tornaram a Santa Casa o que ela é hoje. Cerca de 80% do atendimento do hospital é pelo SUS, e agradecemos a todos os funcionários que trabalharam e contribuíram com a história da Santa Casa”, disse.

O deputado participou na sexta-feira (14) de uma Sessão Solene Virtual do Senado Federal, requerida pelo senador Welinton Fagundes, com objetivo de homenagear a Santa Casa de Rondonópolis. Thiago Silva tem trabalhado junto da bancada estadual de Rondonópolis para que a Assembleia Legislativa faça a destinação de parte do duodécimo do parlamento para auxiliar no trabalho da Santa Casa.

Via | Assessoria
(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta