Curso à distância foi desenvolvido pelo Sindiveg, com apoio de 26 empresas associadas, e disponibiliza certificados para os inscritos

O Estado do Mato Grosso concentra a quarta maior produção agrícola do país, com mais de 93 milhões de toneladas. Essa colheita tem valor bruto superior a R$ 58,3 bilhões, segundo estima o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para auxiliar no aprimoramento da produção agrícola sustentável em território mato-grossense, o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos Para Defesa Vegetal (Sindiveg) lançou uma plataforma digital gratuita para treinar agricultores sobre defensivos agrícolas, abordando a importância desses insumos e seu uso correto e seguro no campo. Cada módulo concluído conta com um certificado para os inscritos.

A plataforma de treinamentos tem o objetivo de levar conhecimento aos pequenos produtores e mitigar a falta de informação e o uso incorreto, segundo explica o presidente do Sindiveg, Júlio Borges Garcia. “Defensivos agrícolas são produtos essenciais que requerem cuidados especiais. Usá-los da forma correta e segura é benéfico para o produtor, o meio ambiente, as plantações e a sociedade. Com a otimização das aplicações, evita-se o desperdício de defensivos e a dispersão de resíduos. Com o controle eficaz das pragas e doenças, as lavouras estarão protegidas e terão elevada produtividade e qualidade dos alimentos para o consumo.”

Dois módulos já estão disponíveis para os interessados. O primeiro trata da segurança na aplicação de insumo e está dividido em quatro temas: o que são defensivos agrícolas e quais os cuidados a serem tomados no seu uso; controle de riscos; equipamentos individuais de segurança (EPI); e como colocar e retirar os EPI de forma correta. O segundo módulo aborda as tecnologias de aplicação – desde conceitos e nomenclaturas, leitura de rótulos e bulas e preparo de calda até cuidados com o pulverizador, pontas de pulverização e gotas, regulagem, calibração e manutenção dos pulverizadores e descarte correto de embalagens e restos de produtos.

“A educação sobre o uso correto e seguro de defensivos agrícolas é um dos pilares do trabalho do Sindiveg. Esse compromisso nos leva a investir na difusão de conhecimento com foco especial nos pequenos produtores, contribuindo para a segurança das pessoas, no cuidado com o meio ambiente e na promoção da alta produtividade no campo”, complementa Fabio Torretta, diretor do Sindiveg. “Quando os defensivos são usados com responsabilidade, o produtor evita perdas em sua produção. Com isso, ele se protege e protege o meio ambiente, colaborando com a oferta de alimentos seguros e acessíveis ao consumidor”, complementa.

Produtores rurais do Estado do Mato Grosso que estejam interessados em produzir mais e melhor, evitando o desperdício de recursos e beneficiando a saúde vegetal e do meio ambiente, podem se inscrever gratuitamente no treinamento, acessando treinamentos.sindiveg.org.br.

Sobre o Sindiveg

O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) representa a indústria de produtos para defesa vegetal no Brasil há 79 anos. Reúne 26 associadas, distribuídas pelos diversos Estados do País, o que representa aproximadamente 40% do setor. Com o objetivo de defender, proteger e fomentar o setor, o Sindiveg atua junto aos órgãos governamentais e entidades de classe da indústria e do agronegócio pelo benefício da cadeia nacional de produção de alimentos e matérias-primas. Entre suas principais atribuições estão as relações institucionais, com foco em um marco regulatório previsível, transparente e baseado em ciência, e a representação legitima do setor com base em dados econômicos e informações estatísticas. A entidade também atua em prol do fortalecimento e da valorização da comunicação e da imagem do setor, assim como promove o uso correto e seguro dos defensivos agrícolas. Para mais informações, acesse www.sindiveg.org.br.

Via | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)