A Secretaria Municipal de Saúde vai abrir, a partir desta terça-feira (04), o agendamento da vacinação contra a covid-19 para o primeiro grupo de pessoas com comorbidades. Conforme procedimento, a imunização será por faixa etária de pessoas pertencentes ao grupo prioritário. A terceira fase da campanha inicia no município com pessoas de 50 a 59 anos com comorbidades.

O agendamento segue por meio de telefone nas cinco unidades de saúde ou com as agentes de saúde do bairro. Já a imunização acontece de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h. Além de documento oficial com foto, cartão SUS e carteira de vacinação, o paciente deve apresentar o comprovante que convive com doenças e comorbidades.

O prefeito municipal, Gustavo Melo, considera o avanço na vacinação importante. “É um passo significativo para protegermos a nossa população contra a doença. Por sermos uma região de fronteira e de trânsito constante, felizmente estamos conseguindo controlar os casos. Agradeço de forma especial aos profissionais da saúde pelo atendimento nos casos e pelo empenho na vacinação”, destaca o gestor.

A vacinação para pessoas de 60 anos ou mais ainda não atingiu a cobertura. De acordo com a coordenação da atenção básica, muitos não atendem ligações das unidades e agentes de saúde e não retornam para o agendamento.

“Infelizmente temos casos como este nos grupos que já abriram a campanha. Vamos avançar para vacinar o maior número de araguaienses conforme a disponibilidade de doses. À medida que pessoas dos grupos de risco anteriores forem agendando, também iremos imunizar”, explica Cleomar Vilela.

DOENÇAS E COMORBIDADES – Fazem parte do grupo prioritário da terceira fase da campanha de vacinação, pessoas com doenças e comorbidades como, anemia faciforme, arritmias cardíacas, cardiopatia hipertensiva, cardiopatias congênitas no adulto, cor-pulmonale, doenças cerebrovasculares, diabetes melitus, dispositivos cardíacos implantados, doença renal crônica, doenças reumáticas, da Aorta e dos Grandes Vasos, fístulas arteriovenosas.

Aqueles que possuem hipertensão arterial, hipertensão arterial resistente (HAR), hipertensão pulmonar, imunossuprimidos, insuficiência cardíaca (IC), miocardiopatias e pericardiopatias, obesidade mórbida (IMC > 40), pneumopatias crônicas graves, próteses valvares, Síndrome de Down, síndromes coronarianas, valvopatias, também fazem parte do grupo. 

BALANÇO –  Até o momento, Alto Araguaia já recebeu 4.394 imunizantes entre primeira e segunda dose, e administrou para as mesmas 3.664 doses. Apenas na última sexta-feira (30), o município havia recebido 440 doses.

Os grupos prioritários mais vacinados foram pessoas de 60 a 64 anos (546 D1 e 10 D2), pessoas de 65 a 69 anos (479 D1 e 254 D2). Os números referentes aos demais grupos estão disponíveis no portal de vacinação do município (clique aqui). 

LISTA DE TELEFONES POR UNIDADE BÁSICA

UBS Manoel Marques de Souza (COHAB): (66) 3481-3014

UBS Celso Siqueira França (CENTRO): (66) 3481-1393

UBS Gair de Barros (BAIRRO GABIROBA): (66) 3481-3010

UBS Ondino Rodrigues de Lima (VILA AEROPORTO): (66) 3481-3013

UBS Vanessa Welter (NOSSA SENHORA APARECIDA): (66) 3481-3143

Via | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)