Nova versão do aplicativo que reúne documentos obrigatórios de trânsito traz também recurso de áudio para orientar a validação facial do usuário

A prova de vida necessária para obter a Carteira Digital de Trânsito (CDT), aplicativo que reúne, digitalmente, a carteira de habilitação (CNH) e o documento do veículo (CRLV), ficou muito mais simples. As orientações, que antes exigiam a leitura dos comandos na tela do celular, como virar a cabeça para a direita e esquerda e piscar o olho, agora são realizadas por áudio.

O analista do Serpro Isidro Monteiro do Departamento de Soluções Digitais para Trânsito explica como funciona a nova tecnologia. “A nova versão da prova de vida na CDT traz mais facilidade para o usuário no momento da sua realização, uma vez que as orientações de quais movimentos o usuário deve fazer são realizadas por áudio, o que antes era feito somente por texto. Agora, o cidadão tem à disposição texto e áudio”, afirma.

O que a CDT oferece

A Carteira Digital de Trânsito (CDT) é o aplicativo que reúne a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) digitais. Além de armazenar todos os documentos de porte obrigatório no trânsito, a CDT avisa sobre o vencimento da CNH, permite a visualização de infrações cometidas e o pagamento de multas emitidas em parte do Distrito Federal e em diversos estados e municípios do país.

Outras funcionalidades disponíveis no aplicativo são o recebimento de notificações de recall, a relação de veículos de propriedade do cidadão, a lista de infrações de trânsito vencidas, a vencer e pagas e, ainda, a validade do exame toxicológico, que foi recentemente disponibilizado na CDT. Também é possível receber mensagens de campanhas oficiais do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

“Recentemente incluímos, também, a funcionalidade da pendência de recall no CRLV de veículos que receberam notificação de recall a mais de um ano e não realizaram a regularização. Após a inclusão dessa observação no CRLV, o documento não pode ser emitido novamente até que o recall seja regularizado”, acrescenta Isidro Monteiro.

Como obter a CDT

O aplicativo Carteira Digital de Trânsito está disponível gratuitamente na Google Play e App Store. Depois de baixar o aplicativo, basta fazer o cadastramento. O usuário cria login e senha, que também servirão para acessar o Portal Gov.br, podendo ser utilizado em diversos outros serviços públicos online. Se o usuário já for cadastrado no portal do governo, basta usar os mesmos login e senha.

Via | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)