Uma nova frente fria já entrou no Brasil neste domingo (25) e, nesta segunda-feira (26), seu ar polar vai começar a se espalhar por parte do Brasil. A queda de temperatura será sentida até em áreas do Norte do País. As frentes frias acontecem o ano todo no Brasil, e várias já passaram por aqui esse ano. Mas o diferencial da frente fria desta última semana de abril é que sua massa polar é continental, ou seja, o ar frio de origem polar avança por dentro da América do Sul, e não pelo oceano. Assim, esse ar frio continua forte o suficiente para atingir áreas mais ao norte do continente, como a região da Amazônia. Confira as regiões que serão influenciadas: REGIÃO SUL
A massa de ar frio e seco da nova frente já avança pelo Sul do Brasil nesta segunda-feira (26) e derruba as temperaturas. O dia começa gelado em muitas áreas, especialmente do interior da Região. Durante a semana, o frio se espalha e aumenta. Porém, com o tempo aberto quase todos os dias na maior parte da Região, a sensação de frio não será tão grande durante o dia, mas sim durante as noites e madrugadas. Na quarta-feira (28), há possibilidade de geada entre as serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Já a faixa leste de Santa Catarina e do Paraná, por ficarem com mais nebulosidade, não terão uma queda da temperatura mínima tão acentuada. De forma geral, a semana será fria a amena, e a temperatura começa a entrar em elevação (principalmente as mínimas) a partir de quinta-feira.
Confira as temperaturas previstas para as capitais:
REGIÃO SUDESTE
A frente fria vai trazer muitas nuvens e umidade para o Sudeste, mas não vai trazer chuva muito volumosa. Entre terça e quarta-feira é que podem ocorrer algumas pancadas de chuva mais fortes entre o Rio De Janeiro e o Espírito Santo, e nesses dias a chuva também será frequente (apesar de não haver temporais) no litoral paulista, o que também pode acarretar volumes altos acumulados. A queda da temperatura começa a ser mais sentida a partir de terça-feira (27), principalmente nas áreas do leste e sul de São Paulo , no Rio de Janeiro e no centro-sul de Minas Gerais, onde o tempo fica mais fechado. No decorrer da semana, a temperatura vai caindo também no restante de Minas Gerais e no Espírito Santo. No interior de SP, como a maior parte da semana será de tempo aberto, a queda da temperatura será mais acentuada durante as noites e madrugadas, mas as tardes ainda serão quentes (sem calor extremo).
Confira as temperaturas previstas para as capitais: São Paulo Rio de Janeiro Vitória Belo Horizonte
REGIÃO CENTRO-OESTE
A frente fria, com seu ar frio continental, já entrou no Centro-Oeste neste domingo e causou uma grande queda das temperaturas! Em 24 horas, comparando a temperatura das 14h de sábado (24) com 14h deste domingo, o declínio foi de 10 graus na maior parte de Mato Grosso do Sul e no sul de Mato Grosso. Às 14h, fazia apenas 22ºC em Corumbá (oeste de Mato Grosso do Sul) e 25ºC em Campo Grande . Em Cuiabá , no sábado, o termômetro do aeroporto da capital marcou 34ºC às 14h, enquanto que, no mesmo horário deste domingo, fazia apenas 25ºC. Esse “friozinho” ainda vai continuar amanhã(26) nos dois estados. A partir de terça-feira, com o tempo mais aberto, as tardes já serão mais quentes, mas as noites e madrugadas serão frias, principalmente em Mato Grosso do Sul. Já em Goiás, a queda de temperatura não será significativa.
Confira as temperaturas nas capitais: Cuiabá Campo Grande |
REGIÃO NORTE
Até a região Norte do Brasil vai sentir a entrada desse ar mais frio! O sul da Amazônia terá dias bem amenos até o meio da semana e não se pode descartar até uma friagem no Ac e RO, ainda que fraca. O choque desse ar frio e seco com o ar quente e úmido da Região vai causar a formação de nuvens bastante carregadas. Entre segunda e terça-feira, há risco de temporais no Acre, no norte de Rondônia e no Amazonas.
Via | Climatempo
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)