Especialista dá dicas para quem troca de trabalho e precisa se ambientar em uma nova equipe na era do home office
Apesar da pandemia ter tido um impacto negativo sobre a empregabilidade no Brasil, muitas pessoas foram na contramão dessa tendência e conseguiram uma recolocação no mercado de trabalho. Segundo dados do Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados em janeiro deste ano, foram gerados 142,7 mil postos de carteira assinada em 2020.
Como o mercado não parou durante esse período, muitas pessoas começaram novos empregos, e tiveram que passar pelo habitual processo de adaptação. Tanto para aprender e praticar as novas funções, quanto para estabelecer relações interpessoais. Levar um tempo para se ambientar no novo ambiente profissional é tão comum que algumas empresas reservam um período exclusivo para este fim, oferecendo cursos e treinamentos aos recém-chegados.
Sheyla Almeida, coordenadora do MBA em Liderança e Gestão de Pessoas no Centro Universitário Newton Paiva , explica que trata-se da chamada socialização formal. “É por meio dela que os colaboradores recebem as primeiras instruções acerca das funções que passarão a exercer e da cultura cultivada na organização”, afirma.
No entanto, a interrupção das atividades presenciais devido à pandemia tem imposto particularidades a esse processo. Nesse contexto, a especialista afirma que cabe à organização criar condições para que essa socialização continue ocorrendo. “É fundamental que a gestão de pessoas e a liderança imediata do funcionário providencie uma versão virtual dessa etapa”, esclarece.
Sheyla destaca também a socialização informal, que é adquirida por meio da observação e da convivência com os demais colaboradores. “Essa socialização é decisiva para a integração do funcionário porque permite a assimilação dos elementos que compõem a cultura organizacional. Por exemplo: a forma com que as pessoas se vestem, se comportam e se tratam naquele ambiente”, afirma.
Sobre as medidas para facilitar essa adaptação no home office, Sheyla destaca a importância da comunicação entre ambas as partes. “Além da empresa oferecer orientação, monitorar os resultados de perto e se manter à disposição, é preciso que o novo colaborador utilize as ferramentas disponíveis para buscar apoio, tirar dúvidas e se manter integrado”, finaliza a especialista.
Sobre o Centro Universitário Newton Paiva
Com 47 anos de história, três modernos complexos em Belo Horizonte (MG) e mais de 80% do corpo docente formado por mestres e doutores, a Newton está entre as principais instituições de ensino superior de Minas Gerais. A Newton oferece cursos de graduação, pós-graduação e a distância nas áreas de ciências exatas, tecnologia, saúde, comunicação, ciências sociais e direito, além de programas de iniciação científica e de extensão e cursos livres online e presenciais. Consagrada pela alta qualidade acadêmica e excelente infraestrutura, conta com avançados laboratórios, núcleos de prática em diversas áreas do conhecimento e centros de inovação como o Fab Lab Newton, CNE – Centro Newton de Empreendedorismo, CEJU – Centro de Exercício Jurídico, NPCont – Núcleo de Práticas Contábeis e o Smart Campus – primeiro campus inteligente do estado. Os estudantes dos cursos de saúde, por exemplo, contam com as clínicas-escolas de Odontologia, Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia, Estética e a Clínica de Veterinária. Nesses espaços, orientados pelos professores, os estudantes aplicam na prática o conhecimento adquirido em sala de aula e prestam serviços para a população, e os alunos de Arquitetura e Urbanismo contam com o escritório-modelo, Studio N. Além da reconhecida qualidade de ensino e de privilegiar a prática, a Newton investe permanentemente no relacionamento com o mercado, firmando importantes parcerias para proporcionar a seus alunos as melhores perspectivas e oportunidades profissionais, incluindo convênios e acordos com instituições educacionais internacionais.
Como parte de seu compromisso de promover a reflexão e incentivar uma mudança de atitude com relação ao desenvolvimento sustentável, à consciência ambiental e ao consumo consciente, a Newton apoia e promove os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda firmada em 2015 por 193 países junto à ONU, para acabar com a pobreza, lutar contra as desigualdades e a injustiça e combater as mudanças climáticas até 2030.
Via | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)