Dia Nacional de Prevenção e Enfrentamento à Hipertensão Arterial, celebrado em 26 de abril, relembra a importância do cuidado da saúde mental e física durante a fase mais crítica da pandemia
Nos ensinando sobre resiliência, força e solidariedade, 2020 foi marcado pela exposição perante um inimigo invisível que alterou a rotina de milhares de pessoas pelo mundo. Depois de um ano desafiador, muitos esperavam, para 2021, um ano de esperança, vacinas e uma melhor qualidade de vida para todos. Ainda com números alarmantes, o Brasil enfrenta um dos momentos mais delicados da pandemia da Covid-19, com um número recorde de mortes em março. Mesmo diante desse cenário preocupante, o apelo para todos os pacientes continua sendo: não parem de se cuidar.
Visando conscientizar a população sobre os cuidados básicos para prevenir e tratar a hipertensão arterial, um mal que atinge aproximadamente 25% da população brasileira, comemora-se em 26 de abril, o Dia Nacional de Prevenção e Enfrentamento à Hipertensão Arterial. Popularmente conhecida como pressão alta, é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias, segundo a definição do Ministério da Saúde . Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9).
De acordo com Dr. Jairo Lins Borges, professor da disciplina de Cardiologia da UNIFESP e consultor científico da Libbs Farmacêutica, “a hipertensão é fator de risco mais frequente na população, sendo o maior responsável pelas doenças e complicações cardiovasculares. Frequentemente, vem acompanhada de outros fatores de risco, como diabetes, obesidade e colesterol elevado. Cada um desses fatores aumenta o risco cardiovascular relacionado ao coronavírus”.
Durante esta fase mais crítica da pandemia, é necessário ter atenção redobrada para evitar o contagio, além de manter os cuidados básicos para o controle do estresse e da ansiedade. “A maneira correta de se proteger é controlar ativamente os fatores de risco da hipertensão e não parar o tratamento. Além disso, manter um estilo de vida saudável com alimentação rica em verduras, frutas e peixes contribui para diminuir o risco de complicações cardiovasculares. Na medida do possível, as pessoas devem fazer caminhadas ao ar livre, mantendo as medidas de distanciamento, o uso da máscara e álcool em gel, ou buscar alternativas seguras para realizar suas atividades físicas”, complementa Dr. Jairo.
Transtornos emocionais e hipertensão
Para a Dra. Giuliana Cividanes, mestre em Psiquiatria pela Universidade Federal de São Paulo e consultora científica da Libbs Farmacêutica, não é nenhuma surpresa que a pressão arterial sofre a influência de nossas emoções. “O sistema nervoso autônomo é fortemente estimulado por alterações hormonais e de neurotransmissores que ocorrem quando há um desequilíbrio de nossas emoções”. Um exemplo clássico disso é a famosa ‘síndrome do avental branco’, quando o médico tenta aferir a pressão arterial do paciente no consultório, mas só o fato do paciente estar diante do médico e saber que será de alguma forma ‘avaliado’, a sua pressão eleva. “Se isso acontece de forma aguda, em momentos situacionais como numa consulta médica, imagine o indivíduo submetido ao estresse crônico, ou portador de um Transtorno de Ansiedade Generalizada?”, reitera.
A psiquiatra reforça que o paciente hipertenso que sofre de algum tipo de transtorno emocional deve ser avaliado por inteiro. “Devemos avalia-lo de forma holística. No momento da escolha da medicação para tratar a hipertensão arterial é necessário avaliar também a condição emocional a qual esse indivíduo está submetido. Tratar o quadro emocional, seja a ansiedade ou a depressão, concomitantemente ao quadro da doença hipertensiva, irá garantir um maior sucesso do tratamento e um controle mais eficaz da pressão do paciente”, explica. Para garantir a saúde mental cotidiana, a especialista traz algumas dicas complementares:
• Não exagere no tempo em frente à tecnologia, seja computadores, smartphones ou outros aparelhos que podem causar estresses.
• Aos finais de semana, dê uma pausa para o Whatsapp.
• Procure encontrar, mesmo no isolamento, alguma atividade que lhe dê prazer: plante algumas sementes, passeie com seu cachorro, pinte um quadro, faça algum esporte.
• Quando a situação do isolamento permitir, passe um tempo na natureza.
• Beba muita água, sempre.
• Procure conversar com pessoas que te fazem sentir bem.
“A manutenção da saúde mental e física é um fator determinante para o controle e prevenção de doenças cardíacas e também da covid-19. Mantenha o foco na profilaxia, faça check-ups anuais e consulte sempre um especialista”, finaliza Dra. Giuliana.
Lives #CuidadopeloCoração
Como forma de potencializar a discussão em torno do tema “hipertensão e saúde mental”, a Libbs Farmacêutica promove, no dia 26 de abril, três lives em seu perfil no Instagram, @libbsfarma . Os encontros on-line serão mediados pela escritora e jornalista Daiana Garbin, e terão como temas “Hipertensão na pandemia: da prevenção ao controle” com Dr. Jairo Borges (cardiologista), às 12h; “Pandemia, Saúde Mental e Hipertensão: qual é a relação?” com Dr. Neury Botega (psiquiatra), às 16h; e, para finalizar, “Pandemia na vida real: os desafios de nos mantermos saudáveis” com Leo Santos, ex-participante do programa Master Chef, que mudou seu estilo de vida adotando hábitos saudáveis, às 20h.
Lives #CuidadopeloCoração
Data: 26 de abril
Transmissão: Perfil da Libbs Farmacêutica no Instagram
Horários:
12h – Hipertensão na pandemia: da prevenção ao controle com Dr. Jairo Borges (cardiologista)
16h – Pandemia, Saúde Mental e Hipertensão: qual é a relação? com Dr. Neury Botega (psiquiatra)
20h – Pandemia na vida real: os desafios de nos mantermos saudáveis com Leo Santos
Gratuito
Sobre a Libbs Farmacêutica
A Libbs é uma indústria farmacêutica brasileira 100% nacional, que está no mercado há mais de 60 anos e conta com cerca de 2.600 colaboradores. A companhia investe 10% de seu faturamento entre P&D e inovação e comercializa cerca de 90 marcas em mais de 200 apresentações de medicamentos, distribuídos nas seguintes especialidades: cardiovascular, ginecologia, oncologia, dermatologia, respiratória, transplantes e sistema nervoso central. Foi a primeira indústria farmacêutica a implantar o Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (rastreabilidade).
Recentemente, inaugurou sua unidade de Biotecnologia, responsável pela produção de medicamentos biológicos indicados para tratar câncer e doenças autoimunes, com tecnologia single-use (produção que utiliza biorreatores com bolsas descartáveis). Por entender que tratar da vida vai além de fabricar medicamentos, a empresa também realiza um trabalho de responsabilidade social corporativa com o apoio a projetos educacionais, culturais e esportivos com foco em saúde, educação e qualidade de vida, sempre vinculados à superação de limitações. O seu propósito é contribuir para que as pessoas alcancem uma vida plena e sua aspiração é ser a farmacêutica brasileira mais admirada do mundo.
Via | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)