A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) lança um e-book que reúne as boas práticas de 19 Escolas Plenas de Mato Grosso. O livro tem o objetivo de compartilhar as experiências de sucesso destas escolas durante a pandemia em 2020 e, desta forma, expandi-las também às unidades que ofertam educação em tempo parcial.
Mato Grosso tem hoje 38 Escolas Plenas que oferecem o Ensino Fundamental e Médio em tempo integral. A implantação destas escolas iniciou em 2016, em atendimento à meta 06 do Plano Nacional de Educação, Lei nº. 13.005/2014 de 25 de junho de 2014 e meta 16 do Plano Estadual de Educação, Lei nº 10.111 de 06 de junho de 2014. As experiências positivas do e-book foram apresentadas durante o evento “Lives de Boas Práticas das Escolas Plenas”, desenvolvido pela Coordenadoria do Ensino Médio da Seduc, em setembro e outubro de 2020. A live teve como objetivo principal proporcionar trocas de experiências e compartilhamento de conhecimentos e práticas pedagógicas acerca das metodologias de êxito e componentes curriculares da parte diversificada, entre as escolas que ofertam educação em tempo integral. Durante as lives foram apresentados 22 trabalhos, dos 66 encaminhados por 19 escolas. “Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho que as escolas estavam desenvolvendo nas aulas não presenciais, previstas no Plano Pedagógico Estratégico de Atendimento Escolar, possibilitando que as boas práticas também pudessem ser realizadas em outras escolas”, destaca a coordenadora do Ensino Médio, a professora Giseli Duardo Maciano. Para a organização do e-book foram convidadas as 19 escolas que desenvolveram, em meio à pandemia, os 66 trabalhos exitosos. Giseli afirma que o e-book mostra que as escolas de tempo integral “trabalharam arduamente e conseguiram desenvolver o trabalho mesmo com todo esse cenário desfavorável, em meio à pandemia, em meio a diversos problemas”. Temas e abordagens Os temas apresentados durante as lives foram: Projeto Escola Plena; Acolhimento e Tutoria; Projeto de vida e Protagonismo; Disciplina Eletiva; Iniciação Científica e Prática Experimental; Projeto Educativo Cultural e Prática Esportiva; Estudo Aplicado de Língua Portuguesa e Estudo Aplicado de Matemática; Estudo Orientado e Avaliação Semanal. Cada relato apresentado abordou os seguintes aspectos: O que é? Como é trabalhada? Relação com o projeto escola plena; Articulação com a base nacional comum; Atendimento aos estudantes com conectividade e sem conectividade. As escolas que apresentaram os trabalhos durante as lives foram: Silvestre Gomes Jardim; Adolfo Augusto de Moraes; Elizabet Evangelista Pereira; Rafael Rueda; Governador José Fragelli; Cleinia Rosalina de Souza; Djalma Ferreira de Souza; Coronel Rafael de Siqueira; São José do Rio Claro; Honório Rodrigues de Amorim; Manoel Gomes, Deputado Bertoldo Freire; João Paulo I; Ramon Sanches Marques; Daury Riva; Prefeito Alfredo de Araújo Granja; Creuslhi de Souza Ramos; Padre João Panarotto e João Sato. A professora Giseli Maciano destaca que em todos os relatos apresentados pelas escolas foram percebidas práticas pedagógicas exitosas, concomitantes ao desenvolvimento dos aspectos sociais e afetivos dos estudantes. “Esses trabalhos continuam a ser desenvolvidos no atendimento não presencial aos estudantes, possibilitando a estes que avancem em seu processo cognitivo”, completa. Enfatiza que as ações positivas que as escolas plenas relataram também podem ser realizadas nos componentes curriculares da base comum, avançando na perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar. Exemplo de boas práticas A Escola Estadual Governador José Fragelli, conhecida como Arena da Educação, é vocacionada ao esporte e a pandemia foi, sem dúvida alguma, um grande desafio. São ofertadas dez modalidades específicas e a prática esportiva é um dos alicerces pedagógicos da escola. Uma das primeiras mudanças foi oferecer aos alunos, independente da modalidade que estão matriculados, conhecimento sobre os demais esportes ensinados na escola, sob a ótica histórica e vivências práticas de atletas, técnicos e praticantes, por meio de material PDF, vídeos e lives sobre cada uma delas. A direção da escola destaca que as lives e vídeos complementares sobre a origem, história e curiosidades das dez modalidades esportivas foram de grande valia para todos os alunos e também ficaram como legado para o futuro. Muitas lives foram acessadas por alunos e professores de outras escolas que podem usufruir deste material disponibilizado pelo canal da escola no YouTube. Clique aqui para acessar o E-Book. Você pode assistir os vídeos das lives de Boas Práticas das Escolas Plenas pelo YouTube.
Via | Assessoria Seduc
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