Neste período de chuvas, o Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis Terezinha Silva de Souza (Sanear) alerta a população sobre os cuidados que devem ser redobrados no uso correto das redes de esgoto. Lançar água da chuva na rede é ilegal e gera inúmeros prejuízos ao meio ambiente. A população também não deve jogar lixo no vaso sanitário ou óleo de fritura na pia. As medidas previnem o entupimento da rede coletora e o retorno do esgoto para dentro dos imóveis.

O despejo da água pluvial não pode ser feito na rede de esgoto por residências, estabelecimentos comerciais ou indústrias, já que o sistema não foi planejado para receber os grandes volumes de chuva. Essa prática contribui para o entupimento e o refluxo do esgoto em vias públicas e dentro dos imóveis, tanto pelo ralo quanto pelo vaso sanitário, além de danificar o sistema de coleta do esgoto e interferir no funcionamento das Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs). A conscientização da população é de suma importância, pois as redes de esgoto não foram calculadas para a absorção do fluxo de águas pluviais no sistema.

MEDIDAS SIMPLES

Outras medidas simples aplicadas no dia a dia também evitam obstruções na rede coletora. Não devem ser descartados na rede de esgotos: óleo de cozinha, papel higiênico, fraldas, absorventes, lâminas de barbear, preservativos, cotonetes, cigarros, remédios vencidos, areia e qualquer outro material sólido em pias, ralos e vasos sanitários. Essas ações evitam que o esgoto retorne para o imóvel ou para a via.

ÁGUA DA CHUVA

No caso da água da chuva que escorre dos telhados ou pelas calhas, ralos de áreas abertas, o ideal é lançá-las em direção às galerias de redes pluviais ou sargetas preparadas para absorver o volume de chuvas sem danos.

CAIXA DE GORDURA

Um alerta sobre a má construção ou a falta de caixas de gordura nas residências. A caixa existe para que a gordura, ao esfriar, se separe da água, que desce para a rede de esgoto. Para isso, a caixa deve estar próxima à cozinha, ser proporcional ao número de residências do lote e passar por limpeza a cada semana ou quinzenalmente. Em casos de imóveis comerciais, as caixas de gordura devem ser limpas diariamente. O objetivo é que o material não vaze para o esgoto.

COMO COMUNICAR UM EXTRAVASAMENTO DE ESGOTO

Ao identificar extravasamento de esgoto nas vias públicas, o Sanear precisa ser comunicado para resolver o problema. A ajuda da população é fundamental para evitar danos ao meio ambiente e transtornos à população, para isso basta comunicar o local do vazamento, informar se é rede de esgoto e fornecer o endereço e a Unidade Consumidora (UC) para facilitar a localização do vazamento.

O Sanear mantém equipes prontas para realizar a desobstrução da rede de esgoto através do WhatsApp 9 9984-9090 ou 0800-647-2442, de segunda a sexta-feira das 07 às 19h; sábado das 07 às 19h e domingo das 07h às 17h.

Via | Assessoria Sanear
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)