Pelo menos dois hospitais particulares de Cuiabá fecharam os prontos atendimentos por causa da superlotação de pacientes com Covid-19. É o caso do Complexo Hospitalar Jardim Cuiabá e o Hospital São Judas Tadeu. Segundo o Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Mato Grosso (Sindessmat), as demais unidades privadas continuam funcionando normalmente, mas estão no limite máximo de ocupação. A diretoria do sindicato disse que a ampliação de leitos não consegue acompanhar o aumento da demanda.
“Iniciamos essa semana com uma taxa de ocupação de 96,4% dos leitos de internação e 96% de leitos de UTI ocupados com pacientes com Covid nos hospitais particulares de Cuiabá”, explicou Patrícia West, diretora-executiva do Sindessmat.
O Complexo Jardim Cuiabá está com o pronto atendimento fechado desde sábado (13), com previsão de reabertura ainda nesta semana. Já o Hospital São Judas Tadeu decidiu fechar o serviço de pronto atendimento na tarde desta terça-feira (16) porque chegou ao limite de atendimento. Não há previsão de reabertura. Nessas unidades, os serviços de retorno, tomografias e laboratoriais estão sendo realizados. De acordo com West, alguns hospitais já estão operando com 100% da sua capacidade, mas ainda com capacidade de ampliação. Os profissionais não medem esforços para tentar aumentar os leitos para os moradores.
“No entanto, o que a gente observa, é que a curva do contágio está tão ascendente que é muito rápido o número de novos casos e o número de pacientes que agravam pra necessidade de um atendimento hospitalar”, lamentou West.  
Covid-19 em Mato Grosso A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta terça-feira (16), 277.063 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 6.518 mortes em decorrência do coronavírus. Foram notificadas 2.275 novos casos de Covid-19 e 62 mortes nas últimas 24 horas. Dos 277.063 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 13.029 estão em isolamento domiciliar e 255.550 estão recuperados. Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 488 internações em UTIs públicas e 529 enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 96,90% para UTIs adulto e em 66% para enfermarias adulto.
Via | G1
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)