Apenas duas cidades do Estado foram escolhidas pelo MEC, Cáceres é uma delas.

Cuiabá e Cáceres são as únicas cidades de Mato Grosso que foram pré-selecionadas pelo Ministério da Educação (MEC) para aderirem ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) em 2021. A informação foi  divulgada na tarde desta quarta-feira(10) pelo MEC.

No Estado, a notícia foi comemorada pelo padrinho das Escolas Militares no Estado, o deputado estadual Silvio Fávero que é autor da lei da implantação das Escolas Militares no estado. O cacerense Engenheiro Nakamoto que é padrinho das escolas na cidade de Cáceres também comemorou a notícia.

Nakamoto comemorou a ação do Ministério da Educação e Cultura que vai trazer para a capital e para Cáceres uma estrutura de ensino que proporcionará o melhor da educação para os alunos da cidade. Cáceres já tem uma estrutura de ensino confirmada pelo Governo do Estado através da Seduc, que também foi intermediada pelo deputado estadual Silvio Fávero.

A relação dos municípios pré-selecionados foi ampliada de 54 para 74 é objetivo é, com base no alto nível dos colégios militares, melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas. Dos 27 estados da Federação, 25 já participam do programa do MEC. A proposta é implantar 216 escolas em todo o país até 2023. Em 2020, 53 instituições de ensino aderiram ao programa.

O Programa

O Pecim é um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio de militares federais e estaduais.

O objetivo é melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas e se baseia no alto nível dos colégios militares do Exército, das polícias e dos Corpos de Bombeiros Militares.

Os militares desempenham tarefas de apoio enquanto que os professores e demais profissionais da educação continuam responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico.

Via | Assessoria
(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta