Um projeto piloto denominado “Purifygo” ou “Purify and Go”- purifica e anda – já está funcionando em Ancona, na Itália.

4 ônibus estão rodando pela cidade. Eles filtram e limpam o ar enquanto viajam no trajeto Ancona-Jesi.

A ideia é reduzir o nível de poluição e partículas finas no ar por meio do ônibus chamado “smog-eating- “devorador de fumaça”.

O ônibus foi desenvolvido pela empresa de transporte público Conerobus, em colaboração com a Universidade Sapienza de Roma, a Ansaldo Trasporti e Agt Engenharia, com financiamento da Região de Marche.

É o primeiro modelo na Itália e o segundo na Europa.

Ele é equipado com um sistema de filtragem que analisa os níveis de partículas e poeira fina presentes no ar e os captura, purificando o ar e reduzindo a poluição atmosférica.

Capacidade

O sistema é capaz de filtrar 486 mil litros de ar por hora.

Estima-se que ao final dos três primeiros meses de testes, os ônibus terão filtrado 4,2 bilhões de litros de ar, além de coletar informações importantes sobre os diferentes níveis de poluição nas áreas percorridas.

Os dados coletados pelos diferentes filtros dos diversos ônibus serão analisados ​​pela Universidade La Sapienza de Roma.

Laser

Filippo Ugolini, presidente da Agt Engineerin explicou que também será desenvolvido um sistema de laser a bordo dos ônibus.

Isso vai permitir o monitoramento da região e o envio imediato dos dados sobre a poluição detectada em campo.

A experiência foi apresentada no Palazzo Raffaello durante uma conferência de imprensa e o prefeito da Região de Marche, Francesco Acquaroli.

“Queremos acabar com o mito de que o transporte público local polui. Em Ancona existe uma tradição muito forte de mobilidade suave e sustentável. Decidimos, portanto, experimentar aqui esta iniciativa que esperamos, venha a ser uma boa prática regional e nacional ”.

A ideia é estender o projeto para mais cidades italianas.

“A qualidade do meio ambiente é um dos principais objetivos a serem perseguidos na Itália e na Europa”, concluiu Acquaroli.

Via | Só Notícia boa
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)