Nesta quarta feira (24), o Estado de Mato Grosso recebeu  mais 21 mil doses da vacina AstraZeneca, que serão destinados aos grupos da primeira fase da Campanha de Vacinação contra a Covid-19, mais especificamente aos idosos com idade entre 85 e 89 anos.

Já na quinta-feira (25), foram  11,8 mil doses da vacina CoronaVac. O quantitativo foi encaminhado pelo Ministério da Saúde e também será destinado aos grupos da primeira fase, neste caso,  os idosos entre 80 e 84 anos.

O   município de Cáceres, recebeu até o presente momento 2.515 doses,  assim distribuídas,  186 doses em idosos  90 anos acima, e 2.070 em profissionais de saúde na linha de frente de combate ao novo coronavírus, totalizando 2.256 doses aplicadas.

De acordo com o Coordenador de Vigilância em Saúde, Alberto Garcete, a orientação do Governo Federal é para que as novas doses sejam utilizadas como primeira aplicação. No caso da vacina AstraZeneca , o prazo para a segunda dose é de até 84 dias, e,  da CoronaVac, o prazo  varia entre 14 e 28 dias.

A Resolução da Comissão Intergestores Bipartite –  CIB/MT “ad referendum” nº 09, de 25 de fevereiro de 2021, do Governo do Estado de Mato Grosso – Secretaria Estadual de Saúde, aprovou como  prioridade da imunização da vacina AstraZeneca/Fiocruz,   as pessoas de 85 a 89 anos e aos trabalhadores de saúde. Diante disso,  Cáceres receberá nos próximos dias,  513 (quinhentos e treze) doses destinadas aos idosos de 85 a 89 anos, cobrindo 100 % dessa população, e, 204 (duzentos e quatro) doses para trabalhadores de saúde, 8%  do total.

No caso da  vacina CoronaVac (210 doses),  que será enviada ao município junto com a AstraZeneca,  pela Resolução CIB/MT nº 10, de 25 de fevereiro de 2021, ficou determinado que será   destinada  para as  pessoas com idade entre 80 e 84 anos, perfazendo um total de 24% desse público.

A Prefeitura Municipal de Cáceres, por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde,  informa que, conforme os lotes das vacinas chegarem ao município, o Plano Municipal de Imunização e a Equipe Técnica de Planejamento e Execução das Estratégias da Vacinação contra a Covid – 19,  estará  imunizando essas pessoas, de acordo com um planejamento previamente divulgado para a população.

Segundo informações do Escritório Regional de Saúde,  as doses do imunizante  deverão chegar ao município  na próxima segunda feira (01/03).

Via | Assessoria   Fotos |  Agência Casulo

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)