Um levantamento feito pelo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep) aponta que 33 escolas estaduais ainda estão sem diretores no estado. Por causa disso, os recursos financeiros destinados a essas unidades ficam retidos no banco e não podem ser usados enquanto não tiver a designação do profissional.

O G1 entrou em contato com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e aguarda um posicionamento.

O levantamento foi feito na terça-feira (23). De acordo com o Sintep, a ausência do diretor provoca uma série de problemas nas unidades de ensino, uma vez que os recursos financeiros destinados a essas unidades não podem ser movimentados.

Como exemplo, o presidente do Sintep, Valdeir Pereira, afirma que diversos estudantes de baixa renda não estão recebendo as cestas básicas prometidas pelo governo às famílias de alunos devidamente matriculados.

De acordo com o Sintep, a Seduc alterou a forma como os diretores de escolas são escolhidos. Antes, era feita uma votação direta de todos os representantes da comunidade escolar.

Atualmente, a secretaria instituiu um processo seletivo para a designação desses profissionais. Segundo o sindicato, o processo não está funcionando de forma adequada, visto que algumas escolas estão até hoje sem diretor.

O Sintep pede uma ação mais efetiva por parte do governo para que as famílias dos estudantes sejam devidamente assistidas.

Via | G1

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)