Na noite da última quinta-feira (18) foi realizada uma live pela página institucional da Prefeitura Municipal de Tesouro pelo facebook. A transmissão ao vivo teve o objetivo de esclarecer dúvidas da população tesourense em relação a vacinação contra a Covid-19 no município e a pandemia em geral.

O Prefeito Municipal Isaack Castelo Branco foi quem conduziu a live, que contou com a participação do Subtenente da Polícia Militar José Divino, o médico Ancelmo Gomes, a Enfermeira Fabiane Marcant e a Secretária de Municipal de Saúde Paula Marques. A secretária agradeceu aos munícipes que estavam assistindo, e começou esclarecendo sobre os grupos prioritários determinado Plano Nacional de Operacionalização de Vacinação do Ministério da Saúde, porém, algumas mudanças foram feitas de acordo com a realidade do município, e todas foram aprovadas pelo Conselho Municipal de Saúde.

Entre as dúvidas enviadas pelos espectadores, foi perguntado a data de vacinação de cada grupo prioritário, e a enfermeira Fabiane disse que não tem como prever datas de quando esses grupos prioritários serão vacinados, isso porque não depende do município, já que as doses são enviadas pelo Ministério da Saúde aos estados, e o estado faz o repasse aos municípios. De acordo com a enfermeira, a previsão de conclusão da campanha é para o dia 31 de dezembro deste ano, lembrou ainda, que nunca se teve uma campanha de vacinação tão longa como está prevista está.

Até o momento, chegaram no município o total de 164 doses das vacinas contra a Covid-19 para a primeira dose, e 124 para segunda dose. Já foram vacinadas com a primeira dose 134 pessoas, e dessas, 57 já estão imunizadas com a segunda dose. O prefeito lembrou que caso tenha algum idoso que mora na zona rural onde não tem agente comunitária de saúde e que se enquadra nesses primeiros grupos prioritários, e que ainda não foram vacinados que procurem a Secretaria Municipal de Saúde.

Outra dúvida que surgiu foi se crianças podem tomar a vacina. “Sabemos que a vacina é um medicamento, e por isso precisa de uma ampla testagem, então neste momento, as crianças e jovens abaixo de 18 anos, gestantes e lactantes ainda não foram feitos estudos suficientes nestes grupos para garantir que não tenha uma complicação, ” falou Fabiane Marcant.

Quanto a pacientes que recusam a tomar a vacina, a orientação do Escritório Regional de Saúde, é de que essa pessoa terá que assinar um termo de recusa, que ampara legalmente o Poder Público, caso ocorra alguma complicação com esse paciente. Já os pacientes acamados pós-covid também serão vacinados, o prazo é de quatro semanas após recuperados do vírus.

Outro questionamento foi em relação a divulgação dos nomes das pessoas que estão sendo imunizadas no município, quanto a isso a Secretária de Saúde informou que pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação, não está especificado que deve ser divulgada lista com os nomes e dados dos vacinados, no entanto, o Tribunal de Contas pediu que seja disponibilizado o nome e qual o grupo prioritário que o paciente pertence e local vacinado no Portal da Transparência.

“O nome não será disponibilizado, apenas as iniciais dos nomes dos pacientes. E essa decisão foi tomada com base na Lei Geral de Proteção de Dados, e não podemos infringir essa Lei, e caso eu faça isso posso ser processada. E para evitarmos possíveis transtornos a orientação do Conasems – Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, decidiu que não devemos divulgar os nomes, então disponibilizaremos no Portal da Transparência os dados que o TCE pediu, só que o nome não será divulgado, ” relatou Paula Marques.

A secretária lembrou ainda que todos os órgãos que solicitarem os nomes dos pacientes vacinados para a Secretaria de Saúde de Tesouro, assinarão um termo de confidencialidade, onde concordam que não vão passar as informações à terceiros.

Uma ação adotada no Pronto Covid recentemente foi o Termo de Ciência e Responsabilidade, são três vias, uma fica no Pronto Covid, uma com o paciente e outra é encaminhada a Polícia Militar. No termo, o paciente fica ciente que deverá cumprir o isolamento até que saia o resultado definitivo do exame.

“Hoje nós temos em vigor um decreto com medidas de enfrentamento da Covid-19, e precisamos que a população obedeça ao decreto, pois a desobediência poderá gerar complicações. E peço que as pessoas suspeitas e que tiveram familiares testados positivos cumpram o isolamento. Porque tendo conhecimento e a Polícia Militar sendo solicitada encaminharemos a pessoa a delegacia, ” falou o Subtenente José Divino.

O médico Ancelmo Gomes que trabalha na linha de frente dessa pandemia aproveitou o momento para fazer um apelo a todos os munícipes. “Os casos estão aumentando em todo o Brasil, por isso peço que se previnam, se tiverem sintomas se isolem, cuidem de si, do seu próximo, essa enfermidade não tem um padrão, ela pega de mamando a caducando e não sabemos como cada organismo irá reagir. Coloque a mão na consciência e nos ajude, porque se você não entrar nessa batalha junto conosco infelizmente o desfecho será ruim, ” comentou o médico.

A live está gravada, e pode ser assistida na página institucional da Prefeitura Municipal de Tesouro no facebook.

Via | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)