Ensinar e reforçar conceitos estipulados pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para promover um trânsito seguro, garantindo o ir e vir das pessoas de forma respeitosa e harmônica é um dos objetivos do curso de direção defensiva que a Secretaria Municipal de Trânsito (Setrat) oferta para empresas, escolas, e as mais diversas instituições da sociedade.

 Para levar o curso aos colaboradores, segundo a agente de fiscalização de trânsito responsável pelo Núcleo de Educação de Trânsito da Setrat, Maria Izabel Cruvinel Martins, que ministra as palestras, basta que a entidade interessada em transmitir esse conhecimento aos funcionários entre em contato para agendar a data do encontro.

Izabel explica que o curso é destinado não apenas aos condutores atuais, mas também aos futuros. “O curso é para qualquer cidadão. Por isso, além de realizarmos as conversas em empresas, também abordamos o assunto em visitas agendadas pelas escolas, quando, por meio de uma linguagem adaptada à faixa etária para a qual discursamos, levamos o conhecimento aos alunos, formando aqueles que serão motoristas amanhã, lançando mão, inclusive, de teatro de fantoches quando trabalhamos com as crianças menores”, conta ela.

Já na Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) – ação que todas as empresas no Brasil devem realizar anualmente, de acordo com a legislação do trabalho – um dos assuntos obrigatórios a serem tratados no cronograma do evento, segundo a agente de fiscalização, é o da direção defensiva. “Como pode acontecer de funcionários se acidentarem no percurso de casa para o trabalho e vice-versa, a palestra entra na programação da Sipat, porque dia de trabalho é dia de veículo nas vias. Mas, nesse caso, não realizamos o curso, mas somente a palestra”, esclarece.

Ao sensibilizar as pessoas sobre a importância de se tomar os devidos cuidados para evitar acidentes, focando em uma mudança de comportamento, estimulando no motorista a conscientização sobre a necessidade de colocar em prática as normas contidas no CTB, Izabel salienta em suas conferências: “O condutor defensivo tem em mente que nunca está sozinho ao transitar nas ruas, pois há também pedestres, ciclistas, motociclistas, além de outros motoristas”.

Outros assuntos destacados sobre o tema são as condições adversas enfrentadas no trânsito, que aumentam no período chuvoso, o respeito à sinalização e à velocidade adequada nas vias e, ainda, a proibição do uso do celular e da ingestão de bebidas alcoólicas ao volante.

“Devemos sempre nos lembrar de que temos o Código de Trânsito Brasileiro, que é uma lei federal que completou 23 anos. Precisamos cumpri-lo e agir de forma correta, sabendo que o bem mais precioso é a vida e que não vale a pena colocá-la em risco. Afinal, o trânsito nos leva à educação, ao trabalho, ao lazer, mas também à morte quando desobedecemos suas regras”, alerta a agente de fiscalização.

Àqueles que desejarem agendar uma data para o curso, podem ligar para a Setrat pelos telefones 3411-5300 ou 9 9656-8282.

Via | Assessoria   Foto | Internet
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)