A pandemia de Covid-19 mostrou ao mundo que é preciso lidar com o inesperado. Tanto que um levantamento norte-americano da Escola de Medicina da Universidade Indiana e da Survivor Corps, realizado com 1.567 pessoas, apontou que um dos sintomas relatados após o desenvolvimento da doença foi a queda incomum de cabelo – citada por 423 participantes. Contudo, a queda de cabelo que muitas pessoas mencionaram pode não ser tão imprevisível assim.

De acordo com a médica dermatologista Karin Krause Boneti, a queda de cabelo observada em pacientes recuperados da Covid-19 é consistente com uma condição chamada eflúvio telógeno. “Todos nós naturalmente perdemos cabelo diariamente (de 50 a 100 fios). Porém, pessoas com eflúvio telógeno relatam queda de cabelo que surge repentinamente. O cabelo geralmente cai em grandes tufos, normalmente durante a escovação ou o banho. Mas, calma: é uma condição reversível”.

A médica dermatologista explica que a maioria das pessoas que desenvolve eflúvio telógeno apresenta queda de cabelo perceptível de dois a três meses após o evento desencadeante. “Isso geralmente afeta menos da metade do couro cabeludo e dura de seis a nove meses. Depois deste período, a maioria das pessoas percebe que o cabelo perdido voltou a crescer. Aliás, o cabelo tem diferentes fases de crescimento e a telógena (fase de repouso) é uma delas”.

Segundo Karin, o estresse físico e emocional que acompanha um caso de Covid-19 pode levar ao eflúvio telógeno. “Ainda não há evidências científicas de que o novo coronavírus em si cause diretamente a queda de cabelo, mas um dos gatilhos potenciais para a condição é uma doença aguda com febre. Ou seja, um sintoma relatado da Covid-19. Outro gatilho potencial é justamente o estresse. Algo também observado em algumas pessoas devido ao estresse da quarentena”.

Para a médica dermatologista, compreender a perspectiva do eflúvio telógeno (e o fato de que o cabelo voltará a crescer) é fundamental para os pacientes. “O estresse da perda de cabelo pode realmente se tornar parte do problema novamente. Mas, é preciso lembrar que as coisas vão melhorar e ninguém ficará careca. Buscar maneiras de controlar o estresse e se concentrar em desenvolver um estilo de vida saudável, como adotar uma dieta rica em nutrientes e evitar fumar, é válido”.

Karin aconselha que a pessoa marque uma consulta com um profissional se estiver preocupada ou angustiada com a perda de cabelo. “Existem alguns sinais gerais que indicam que uma condição de saúde subjacente, que precisa de tratamento, pode estar causando queda de cabelo. Logo, consulte um médico se sentir queda de cabelo que vem de repente, faz com que o cabelo caia em tufos, leva à calvície irregular ou é acompanhada por coceira ou sensibilidade no couro cabeludo”.

Via | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)