O médico mato-grossense Nelson Hondo, de 54 anos, está internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em São Paulo por causa da Covid-19. Ele é diretor clínico do Hospital Municipal de Jaciara, a 148 km de Cuiabá.

De acordo com a mulher dele, a promotora de Justiça Cássia Vicente de Miranda, o médico trabalha na linha de frente de combate a Covid-19 e deve ter sido infectado enquanto exercia a profissão.

“Acreditamos que foi assim, porque estamos cumprindo o distanciamento social e saindo apenas para trabalhar, nos cuidando”, conta.

Segundo Cássia, o médico começou a sentir os sintomas da doença na semana passada e foi internado na última sexta-feira (5) no Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo.

Nelson ficou três dias na enfermaria, mas o quadro de saúde se agravou e ele precisou de oxigenação.

Com o aumento do comprometimento pulmonar, Nelson precisou ir para a UTI.

Segundo Cássia, os boletins diários da equipe médica dizem apenas se o caso do marido está grave ou regular e as visitas só são permitidas uma vez ao dia.

O último boletim, da manhã desta quinta-feira (11), mostrou que o quadro está regular.

Nessa quarta-feira (10), a promotora conseguiu visitar Nelson.

“Ontem eu o vi e ele está consciente. Quero acreditar que ele vai sair dessa. Estamos em orações para que ele melhore”, disse.

Segundo a família, Nelson é hipertenso, o que o coloca em grupo de risco para a doença.

Cássia também foi testada positivo para a doença há dez dias, mas com sintomas leves. Ela está se cuidando e praticando o distanciamento social. Está em observação até o fim da quarentena de 14 dias recomendadas pelos médicos.

Dados de Covid

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) notificou, até quarta-feira (10), 229.312 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 5.382 óbitos em decorrência do coronavírus .

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 276 internações em UTIs públicas e 283 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 68,66% para UTIs adulto e em 33% para enfermarias adulto.

Vacinação

De acordo com a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), até essa quarta-feira (10), foram vacinadas 68.450 pessoas em Mato Grosso, que corresponde a 61% da meta da primeira fase de imunização com os grupos prioritários.

A população estimada na fase 1 de imunização é de 112.049 pessoas.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), estão sendo vacinados prioritariamente os trabalhadores da saúde, pessoas idosas com 60 anos ou mais que vivem em asilos ou instituições psiquiátricas, pessoas com deficiência institucionalizadas e indígenas que vivem em aldeias.

Via | G1

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)