Fevereiro é um dos meses do ano com mais campanhas e causas de saúde engajadas, e foi escolhido para a realização da campanha de conscientização sobre as doenças de Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia e, também a campanha fevereiro laranja- da leucemia.

Muito embora sejam doenças diferentes, sua causa e os motivos por que se iniciam ainda são inconclusivos; mas, todas, invariavelmente apresentam sintomas que debilitam o paciente em sua vida cotidiana trazendo prejuízo em suas atividades de vida diária. E, infelizmente até o momento, as três não têm cura. Porém, tratamento para trazer alívio e amenizar os danos, sim!

Por isso é de extrema importância o diagnóstico precoce. As estatísticas apontam que quanto antes estas doenças forem detectadas, melhor o tratamento e a qualidade de vida destes portadores.

Mas, o município de Rondonópolis não tem se furtado a fazer o seu papel e dispõe desde 14 de junho de 2019, da LEI n° 10.303 que possibilita a garantia de atendimento preferencial nas unidades de saúde às pessoas portadoras da fibromialgia. No entanto, para a garantia deste direito, o portador deve possuir a carteirinha de comprovação que poder ser adquirida de forma gratuita na SMS.

Por isso, para garantir a posse do documento (carteirinha) é necessário que o interessado/paciente procure o Departamento de Ações Programáticas na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na sala 07 no horário comercial de segunda a sexta-feira, portando os seguintes documentos: cópia do laudo médico ou atestado que comprove a patologia com o CID (CID 10 – M79); cópia do comprovante de residência atualizado; cópia do RG e CPF; e cópia do cartão nacional do SUS.

No entanto, como forma de precaução e respeitando os protocolos de segurança da OMS/Ministério da Saúde, relativos ao período de enfrentamento da pandemia do coronavírus, o Secretário de Saúde Rodrigo Ferreira adotando alguns cuidados preventivos, sugeriu que apesar da campanha nacional, a secretaria não reunisse grandes grupos de pessoas devido os cuidados especiais necessários, principalmente com os portadores de fibromialgia, que já fazem parte do grupo de risco.

Mas, pelo menos em Rondonópolis, os trabalhos de prevenção, orientação e acompanhamento sobre a fibromialgia, bem como de outras doenças crônicas, são realizados sistematicamente ao longo de todo o ano, e não apenas nos meses oficiais de campanhas de conscientização.

Em razão disso, o Departamento de Ações Programáticas da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolve estratégias contínuas ao longo do ano, procurando atender de forma eficiente e humanizada a toda essa clientela específica.

Via | Assessoria  

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)