O novo prédio da Escola Municipal de Ensino Infantil, Jonas Nunes Cavalcante, (antiga creche da Vila Canaã) localizado agora na Avenida Tiradentes, lote 3 B4, Centro A, distante cerca de 500 metros da antiga, está concluído e deverá ser entregue à comunidade em março.

A obra custeada com recursos da ordem de R$ 1.960.965,61 oriundos do Fundeb – Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação Básica, e com contrapartida da Prefeitura, se utilizou de um projeto estrutural do FNDE – Fundo Nacional da Educação, e doravante será uma creche do Tipo II.

Na verdade a antiga creche localizada na avenida Rui Barbosa na Vila Canaã, pegou fogo na tarde do dia 3 de junho de 2019, quando teve as instalações e estruturas destruídas e condenadas pela Defesa Civil, em consequência do volume das chamas e das altas temperaturas alcançadas no dia do incêndio. Em razão disso, a prefeitura resolveu construir uma nova unidade escolar, ao invés, de apenas reformar a antiga.

Mas, para isso, também foi necessária uma mudança de local, já que o anterior era pequeno e inadequado para abrigar a nova estrutura, que segundo o projeto, seria mais ampla e mais abrangente. Então, a Prefeitura resolveu construir a nova unidade num terreno na Avenida Tiradentes, lote 3 B4, Centro A, distante cerca de 500 metros do antigo prédioo que não comprometerá ou dificultará a presença dos alunos (crianças), já que a escola/creche estará sediada na mesma região.

Conforme informações repassadas pelo fiscal da obra, engenheiro civil Hudson, do Departamento de Obras e Engenharia da Secretaria Municipal de Educação, o novo prédio agora mais amplo, dispõe de: copa; lavanderia; lactário; área de higienização e cozinha.

A nova unidade, terá ainda uma sala pro fraldário e uma para amamentação; além de cinco salas de aulas, sendo 0salas para creche, e 02 para pré-escola. Terá ainda um pátio coberto para refeitório; dois solários, uma horta, e jardim.

Na parte de higienização foram construídos 7 sanitários: sendo 2 infantis de uso comum, 1 para PCD infantil, 2 PCD de uso geral e, 2 para funcionários.

Para o setor administrativo foram construídos, um almoxarifado; um depósito, uma sala para professores/reuniões, uma para a administração e, uma rouparia.

Como quase todo o mobiliário foi consumido pelas chamas do incêndio, tendo se salvado pouca coisa, a prefeitura deverá substituir todo os utensílios e equipamentos, que deverão ser todos novos, incluindo aparelhos de ar-condicionado, e computadores, entre outros.

Na verdade a obra de construção, já está finalizada, porém ainda não foi entregue a comunidade, pois aguarda o contrato para ligação da energia pela concessionária ENERGISA e, a lotação dos servidores.

Porém é preciso destacar que essa reedificação da creche, vem de encontro ao projeto da prefeitura municipal de uniformizar o processo de educação infantil, oferecendo novas estruturas, mais modernas, aliadas a projetos de ensino educação mais arrojados. “Os filhos dos nossos trabalhadores merecem uma creche/escola de qualidade, para que possam crescer e se desenvolver, serem alfabetizados e quem sabe cursarem uma universidade no futuromudando o curso de suas vidas.” disse o prefeito Zé Carlos do Pátio, recentemente.

Via | Assessoria  Foto | Wheverton Barros
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)