Programa Brasil M.A.I.S, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, já conta com mais de 1,4 mil usuários que utilizam o sistema de monitoramento

O combate ao crime organizado no Brasil está sendo reforçado com uma nova ferramenta de apoio à perícia, investigação e operações policiais. O Programa Brasil M.A.I.S (Meio Ambiente Integrado e Seguro), um dos projetos estratégicos do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), lançado em 2020, conta, até o momento, com cerca de 1.450 usuários cadastrados para utilização do sistema.  Os estados podem aderir ao programa de forma gratuita.

A ferramenta permite receber cinco vezes mais imagens, com resolução sete vezes melhor, inclusive em regiões com alta nebulosidade diariamente, de todo o território nacional. Assim, podem ser identificadas fraudes em obras de engenharia, crimes de tráfico de entorpecentes e crimes ambientais, como fraudes em manejo florestal, corte seletivo de madeira e a detecção, ainda no início, de queimadas, desmatamento, mineração irregular, dentre outros.

Confira o vídeo e conheça o programa

A ferramenta é disponibilizada, de forma gratuita, para órgãos federais, estaduais e municipais, e para todos as instituições integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (Susp). A análise para aprovação de adesão, cujo a coordenação e operacionalização está a cargo da Diretoria Técnico-Científica da Polícia Federal, é feita pela Secretaria Executiva do Ministério.

Ao aderir ao programa, o usuário tem acesso não apenas às imagens coletadas nas últimas 24 horas, mas também ao acervo diário do sistema, desde 2017, o que permite comparar mudanças ocorridas ao longo do período.

Via | Assessoria Ministério da Justiça e Segurança Pública

Estamos no Facebook Instagram e Twitter
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)