Pacientes com Covid-19 que foram transferidos do Amazonas para tratamento em outros estados começam a retornar para casa, já curados da doença. Até esta quarta-feira (03/02), 154 pessoas já retornaram curadas para o estado. Até o momento, 464 pacientes do Amazonas foram transferidos para tratamento em 16 outros estados.

As remoções iniciaram há cerca de 15 dias, numa ação coordenada pelo Ministério da Saúde com o apoio do Ministério da Defesa, dos governos dos estados e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), com o intuito de desafogar a rede hospitalar local.

A remoção de pacientes é uma das medidas adotadas para reorganizar o sistema de saúde do Amazonas, implementadas pelo comitê de crise instalado pelo Ministério da Saúde em Manaus, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). O comitê conta com representantes da pasta da Saúde, das Forças Armadas, secretarias de saúde do município e do estado, entre outros órgãos.

As ações são coordenadas pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e incluem, também, uma operação intensa para abastecimento de oxigênio nas unidades de saúde da capital e do interior e esforços de ampliação de leitos nos hospitais de Manaus.

A meta é transferir 1,5 mil pacientes para atendimento em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) de estados. Nos próximos dias, estão previstas as remoções de mais de 100, assim como também é aguardado o retorno de mais pessoas recuperadas, após a conclusão do tratamento.

Via | Assessoria Ministério da Saúde
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)