Semelhante a um teste de gravidez, fita que muda de cor instalada no acessório pode ser usada para detectar vírus no ar

Cientistas da Universidade de San Diego, na Califórnia, Estados Unidos, estão lançando um projeto de máscara equipado com um tira capaz de detectar o coronavírus no ar. O pequeno kit de teste pode ser acoplado na parte frontal de qualquer máscara e, futuramente, poderá ser produzido a um custo de 2 centavos de dólar por kit. Parecido com um teste de gravidez clássico, a tira muda de cor quando detecta o vírus. As informações são da ABC7.

Protótipo de tira usada nas máscaras
REPRODUÇÃO/UC SAN DIEGO

“De muitas maneiras, as máscaras são o ‘sensor’ que se pode vestir, perfeitas para o nosso mundo atual”, disse Jesse Jokerst, professor de nanoengenharia na universidade da Califórnia e líder do projeto.

“Estamos pegando o que muitas pessoas já usam, no caso, as máscaras, e reaproveitando para que possamos identificar novas infecções de maneira rápida e fácil e proteger as comunidades vulneráveis.”

Para detectar o vírus, o usuário quebraria um pequeno blister (como nas embalagens de remédios) que inundaria imediatamente o kit de teste com um fluido. Esse fluido indicaria a presença de protease, uma molécula de clivagem de proteínas produzidas a partir do coronavírus.

O objetivo é que o kit seja usado primeiramente em prisões, abrigos de moradores em situação de ruas, lares de idosos, clínicas de diálise ou outras áreas onde as pessoas precisam ficar muito próximas.

Via | R7

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)