Equipes de técnicos da Unidade de Vigilância em Zoonoses do Município (UVZ) realizaram nesta quarta-feira (27), ações de dedetização contra o inseto Barbeiro, que transmite a doença de chagas, em casas localizadas na região rural do Globo Recreio e ainda orientaram os moradores sobre as medidas de prevenção.

Na verdade a prefeitura já vem realizando essas ações de saúde em todo o município, como forma de prevenção e combate a presença desse inseto da família do percevejo, conhecido como Barbeiro.

Como o município de Rondonópolis ainda registra incidência do barbeiro, e como o período de chuvas em que nos encontramos, é o mais propício à proliferação do inseto transmissor da doença de Chagas, as ações de prevenção e combate são necessárias para impedir a presença e proliferação dos mesmos.

Conforme os técnicos, isso ocorre por conta da variação da umidade e elevação da temperatura ambiente nessa época do ano, que cria as condições ideais para a sua reprodução e proliferação. O barbeiro vive e normalmente é encontrado em rachaduras nas paredes de casas de adobe e tijolo de barro. Mas, também podem ser encontrados dentro de móveis como: guarda-roupas, armários, embaixo de mobiliários, forro, bem como, nos quintais, e espaços de criadouros de animais, como galinheiros e chiqueiros, etc.

FORMA DE TRANSMISSÃO

Quando o inseto pica uma área da pele do indivíduo, ele defeca ao lado da picada. Então, quando a pessoa coça a região afetada, parasitas presentes nas fezes do inseto entram na corrente sanguínea, e transmitem a doença, se, o inseto estiver contaminado.

Portanto, a “Doença de Chagas” é uma infecção provocada pelo protozoário Trypanosoma Cruzi, adquirida por meio do contato com as fezes do inseto barbeiro. Ela é também conhecida pelos nomes de: Mal de Chagas, Chaguismo ou Tripanossomíase Americana. As principais espécies de barbeiro que transmitem a Doença de Chagas no Brasil são: T. brasiliensis, Panstrongylus megistus, T. pseudomaculata e T.

Vale lembrar que os técnicos da UVZ vem atuando fortemente nas zonas: rural e urbana, onde haja suspeita da presença do barbeiro. Recentemente, uma ação da vigilância realizada na “Linha 1 da Gleba Rio Vermelho”, acabou verificando a presença de barbeiros. Nesse local, os técnicos coletaram alguns insetos, promoveram a dedetização de residências, orientaram os moradores sobre as medidas de prevenção para protegêlos.

Na verdade esse trabalho preventivo da vigilância em zoonoses é realizado ao longo de todo o ano, mas, é intensificado no período das chuvas, onde ocorre a maior incidência do inseto e quando o mesmo se encontra em pleno ciclo reprodutor. Quando o inseto é encontrado, é feita a captura e encaminhado à UVZ para a análise.

Por isso, a orientação da vigilância é para que se procure mantelimpos os quintais e terrenose galinheiros chiqueiros ou criadouros de animais, organizados e limpos. E ainda, caso o morador encontre o inseto barbeiro em sua residência, não deve matá-lo com as mãos, sob pena do risco de contaminação pelas fezes dos mesmos; mas, deve entrar em contato com a UVZ ou capturar o inseto com cuidado e leválo até a sede da unidade para a análise técnica, e consequente realização da dedetização da residência, que é feita com inseticidas específicos.

Via | Assessoria

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)