As obras do projeto de modernização visual da cidade que está sendo levado a efeito pela Prefeitura Municipal, e que inclui entre outros, os trabalhos de reformulação e reforma da rede de iluminação pública que abastece as Praças: Brasil; da Saudade e, Bom Jesus; avançam significativamente e estão próximas de serem concluídas. O prazo para conclusão está estimado para: 30/03/2021.

Para tanto, a Prefeitura iniciou investimentos da ordem R$ 485.172,8empregando recursos próprios do município, cujas obras vão modernizar o sistema de iluminação substituindo as atuais luminárias e lâmpadas de vapor metálico e sódio existentes, por modernas e mais eficientes luminárias e lâmpadas de LED. O objetivo é proporcionar mais beleza, luminosidade, comodidade e segurança aos usuários e frequentadores destes espaços públicos.

A informação foi repassada a reportagem pelo Assessor de Obras e Urbanismo da Secretaria Municipal de Esportes, eng. Daniel Aparecido Glaeser; e, segundo o engenheiro, os trabalhos começaram pela “Praça Brasil” com serviços de escavação, passagem de eletrodutos e reaterro; ações necessárias para a passagem dos tubos que acondicionam os cabos e fios elétricos da rede de iluminação. Este trabalho de base está sendo realizado paulatinamente, nas três praças públicas em questão.

Conforme o cronograma das obras, a segunda praça trabalhada, foi a “Praça da Saudade” e, a Bom Jesus será a terceira, sucessivamente. Após a passagem dos eletrodutos em todas as praças, a empresa responsável seguirá para a próxima etapa.

Finda a instalação do cabeamento/fiação, os próximopassos serão: a construção de bases de concreto para receber os postes, bem como instalação de caixas de passagens, lançamento de cabos e fiaçãoe por último a instalação dos postes e luminárias.

Na verdade, os postes utilizados nas praças serão de três tipos, dimensões, e alturas distintos: (3m, 5m e 9m); bem como, as luminárias/iluminação com lâmpadas de LED que vão de 50w, 100w, 150w a 200w.

ANDAMENTO DOS SERVIÇOS

Conforme o cronograma das obras, atualmente está sendo feita a escavação para passagem dos eletrodutos e posteriormente o reaterro, na praça Bom Jesus em Vila Operáriaonde a equipe está se preparando para construir as caixas de passagens necessárias, que serão instaladas próximas aos postes.

Na Praça Brasil, por exemplo, já foram passados cerca de 70% dos eletrodutos. Todavia, para concluir os 30% restantes, será necessário efetuar cortes nas calçadas; assim, esse serviço será feito apenas quando os postes estiverem próximos de chegar a cidade, para não impactar muito na circulação de pessoas nesses locais.

PRAÇA BRASIL

Como a Praça Brasil é considerada um “cartão-postal da cidade”, e por se localizar na região central, o projeto de reforma da rede de iluminação prevê a instalação de vários postes do tipo “coloniais” de 3 metros de altura, e possuem um charme especial, pois serão dotados de uma luminária e lâmpadas LED Bulbo de 50 w cadaTambém serão instalados vários postes de aço galvanizado de 5 metros com uma luminária e lâmpadas de LED de 100 w cadaPor último, e para garantir maior luminosidade e claridade no local, serão instalados postes de aço galvanizado de 9 metros de altura, com duas luminárias cada e, lâmpadas de LED de 200 w.

PRAÇA BOM JESUS

Já na Praça Bom Jesus, serão instalados, postes de aço galvanizado de 5 metros com uma luminária e lâmpada de LED de 100 w em cada um; além de vários postes de aço galvanizado de 9 metros com duas luminárias e lâmpadas de LED de 200 w. Nessa praça ainda serão instalados vários refletores com lâmpadas de LEDs de 150w para iluminação no entorno da quadra poliesportiva.

PRAÇA DA SAUDADE

Ainda conforme o projeto, na Praça da Saudade serão instalados vários postes coloniais de 3 metros com uma luminária LED bulbo de 50w, e ainda suportes com 3 pétalas nos postes de 9 metros, para luminárias e lâmpadas de LED de 200w, que vão substituir as luminárias/lâmpadas de vapor metálico e sódio existentes. Por conta da Quadra Poliesportiva existente no local, também serão instalados refletores modernos com lâmpadas de LEDs de 150w para a sua iluminação e do Campo de Areia existente.

Via | Assessoria   Foto | Wheverton Barros

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)