Trabalhar fora do horário e ter uma má alimentação pela manhã são fatores que causam indisposição e irritabilidade

As manhãs, em geral, definem como será o nosso dia. Elas podem ter um impacto significativo não apenas em nosso humor e disposição com nossos colegas, mas também em nossa produtividade. Com a rotina estressante, muitos de nós têm um começo de dia agitado, em que tenta engolir qualquer coisa, beber rapidamente o café e sair correndo com a mochila ou bolsa para não se atrasar para o trabalho.

Há realmente uma maneira melhor para esse início de dia, e o primeiro passo é analisar como é a sua rotina e observar o que está funcionando e o que não está.

Se esses hábitos matinais parecerem estranhamente familiares, é porque são muito comuns, mas a carga cumulativa que eles criam pode ser significativa. Não se deixe enganar pela simplicidade. Essas práticas podem causar estragos em sua saúde, portanto, evite-as a todo custo.

Veja, na galeria de fotos a seguir, seis costumes matinais dos quais é preciso se afastar:

1. Acordar com um alarme alto e, em seguida, ver as notícias

Há muito a ser dito sobre permitir que seu cérebro desperte suavemente e abrace uma consciência pacífica. Um alarme estridente seguido de notícias sobre o último tiroteio na vizinhança ou a política nacional não é uma ótima estratégia para começar o dia com serenidade. Na verdade, um artigo da “ABC News” explica: “Acordar brutalmente pode causar aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca. Além disso, um alarme pode elevar seus níveis de estresse e sua adrenalina”.

Em vez disso, tente acordar com a luz natural. Caso não seja possível, escolha uma configuração de telefone ou aplicativo de despertar sereno, de ascensão lenta, que traga calmaria. Logo depois, faça outra atividade estimulante, como exercícios, meditação ou banho.

Deixar as notícias em segundo plano enquanto você se prepara pela manhã fornece uma distração consistente (geralmente estressante), que o afasta de se concentrar nas coisas que realmente importam durante o seu precioso –e limitado– tempo matinal.

2. Comer de forma não saudável (ou nada) no café da manhã

Pular o café da manhã ou deixar de comer carboidratos e gordura pode levá-lo a um fracasso físico e mental. Na matéria “Os Benefícios do Café da Manhã”, do site “WebMD”, a nutricionista Jessica Crandall insiste: “O erro mais comum que cometemos é não ter proteína suficiente pela manhã”. O artigo recomenda que os adultos consumam de 20 a 30 gramas de proteína no começo do dia, variando a quantidade com base no gênero e no nível de atividade. Há quem inclua pelo menos um “superalimento” na refeição da manhã, como nozes. Certamente, comer algo saudável e energizante pode ajudá-lo a começar o dia fazendo algo positivo –e isso nunca é demais.

3. Verificar o e-mail logo pela manhã

Esse é um hábito comum, mas muito perigoso. Verificar o e-mail antes mesmo do seu horário de trabalho é um comportamento profissional realmente arriscado. É apenas uma questão de tempo para você enviar uma resposta mal formulada, clicar em enviar algo prematuramente ou até deixar de ler uma mensagem importante. Sua caixa de entrada ainda estará esperando por você quando seu dia de trabalho realmente começar, então concentre-se em hábitos matinais positivos.

4. Correr para encontrar e embalar coisas (incluindo as das crianças)

Uma das melhores maneiras de economizar tempo pela manhã é embalar praticamente tudo na noite anterior. Se tem um evento importante, por exemplo, já coloque tudo que vai precisar no carro na noite anterior. Para quem tem filhos, a dica é separar os itens que as crianças vão usar e deixá-los prontos. Não subestime o benefício de economizar um ou dois minutos em algumas tarefas.

5. Não planejar sua rota com antecedência

Com que frequência você entrou no carro apenas para perceber que não sabe exatamente para onde está indo? Talvez você esteja indo conhecer um novo cliente ou participar de um treinamento, e precisa parar na garagem e encontrar o endereço para que possa conectá-lo ao seu GPS. Se estiver atrasado, essa situação pode levá-lo ao limite. Dedique alguns minutos na noite anterior para inserir o local que deseja ir em algum aplicativo para obter instruções do trajeto. Assim, evitará estresses desnecessários.

6. Ignorar os membros da família

É tão fácil simplesmente percorrer uma lista de tarefas mundanas e não perder tempo para reconhecer e se conectar com as pessoas mais próximas de nós. Como alguém que lutou para acordar por décadas, aprendi por experiência própria que a forma como saia da cama realmente causava impacto. Lembro-me de que ser arrancada da cama me deixava com uma sensação de frustração e indisposição durante a maior parte da manhã, então faço questão de ser alegre e afetuosa com meus filhos (e marido) logo cedo. Alguns pais cantam uma musiquinha para as crianças ao dizerem bom dia. Eu apenas altero a iluminação, dou alguns beijos e alerto que eles têm mais 10 minutos para acordar completamente. Acho que um pouco de reconhecimento e conexão pela manhã faz uma grande diferença, pois assim não ficaremos frenéticos e gritando um com o outro antes mesmo de o dia começar.

Via | Forbes Brasil

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)