Mais duas pacientes de Rondônia foram transferidas para Mato Grosso na madrugada desta quarta-feira (27). Duas mulheres, de 60 e 53 anos, foram transferidas de Porto Velho para Várzea Grande e deram entrada na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Metropolitano. Já são oito pacientes do estado vizinho internados em UTIs de Mato Grosso.

Transportadas pela aeronave do Corpo de Bombeiros de Rondônia, as pacientes desembarcaram às 5h no Aeroporto Marechal Rondon e foram conduzidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) à unidade hospitalar.

Até o momento, um total de quatro pacientes foram transferidos de Rondônia para Mato Grosso, pela Saúde Estadual. Quatro foram pela Prefeitura de Cuiabá, nessa terça-feira (26).

O governo informou que dois pacientes foram levados ao Hospital Estadual Santa Casa. Já a Prefeitura de Cuiabá disse que dois ocuparão leitos de UTI no Hospital Referência à Covid-19 e outros dois ficarão em leitos de UTI no Hospital São Benedito.

Eles apresentaram quadro clínico de emergência, com a necessidade de atendimento imediato, sendo transportados após a disponibilização de leitos por parte do estado.

Em entrevista coletiva nesta terça-feira (26.01), o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, disse que é preciso levar em consideração a universalidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e ser solidário aos familiares e pacientes que anseiam pela assistência hospitalar.

“Dentro do princípio de que é o SUS, não existe leitos exclusivos de Mato Grosso, de São Paulo ou do Rio de Janeiro. Existem leitos do Sistema Único de Saúde e, neste momento, levando em consideração a nossa taxa de ocupação que está em 67% para UTIs adulto, temos que ser solidários com os estados que estão colapsados precisando de leitos”.

Via | G1

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)