Com grande disponibilidade de umidade e calor e a circulação de ventos ajudando, enormes nuvens de tempestade estão se formando esta semana em vários estados brasileiros. Na Região Centro-Oeste, o novo temporal da terça-feira, 26 de janeiro, veio com granizada. No norte de Mato Grosso, em Nova Bandeirantes, uma enorme nuvem tabuleiro invadiu o céu.

Granizada em Brasília
Pelo segundo dia consecutivo, a região de Brasília teve fortes temporais, mas na tarde da terça-feira, 26, a chuva veio com grandes pedras de gelo.
Segundo o INMET – Instituto Nacional de Meteorologia – choveu cerca de 53 mm em 2 horas em uma região de Brasília. Em Gama, outro município do Distrito Federal foram quase 38 mm em apenas 1 hora. O temporal da tarde da segunda, 25 de janeiro, deixou 78 mm sobre Brasília.
O total de chuva acumulado em janeiro, até 9 horas do dia 26, pela medição convencional do INMET foi de 189,5 mm, sendo que a média histórica para este mês é de aproximadamente 213 mm.
Há risco de chuva forte nestas quarta-feira no Distrito Federal, mas entre quinta-feira e o domingo, o tempo seca e a chance de chover será muito baixa.
Nuvem tabuleiro em Nova Bandeirantes (MT)
Uma combinação especial da circulação dos ventos em diversos níveis de atmosfera permitiu a formação da nuvens do tipo “nuvem arco” sobre o norte de Mato Grosso, em Nova Bandeirantes.
Nuvens muito carregadas cresceram no norte de MT em 26/1/2021
Houve a formação da chamada “nuvem tabuleiro” (shelf cloud, em inglês). Este tipo de nuvem tem um aspecto assustador e inconfundível. Além de muito extensa e em forma de arco, uma espécie de “degrau” se origina na base da densa massa de nuvem parecendo um platô, um tabuleiro. Conforme o ângulo em que se vê a grande shelf cloud é possível visualizar várias camadas da nuvem, como se fosse degraus em diferentes níveis.
Este tipo de nebulosidade normalmente antecede temporais violentos e sua aproximação é sentida com fortíssimas rajadas de vento.
Via | Assessoria Climatempo
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)