Nebulosidade sobre o Brasil

O ar quente e úmido que está espalhado sobre o país forma nuvens carregadas em muitas áreas do Brasil, que provocam fortes pancadas de chuva.
Zona de Convergência Intertropical aumenta a chuva sobre o Amapá.
A parte central de um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis reduz a nebulosidade e as condições para chuva entre o norte de Minas Gerais e o Espírito Santo e o sertão do Nordeste.
Durante esta terça-feira, 26 de janeiro, uma área de baixa pressão atmosférica se intensifica sobre o norte da Argentina e vai espalhar nuvens carregadas sobre a Região Sul do Brasil.
Previsão do tempo para 26/1/2021 – terça-feira
Terça-feira típica de verão! O dia é quente e úmido e sujeito a pancadas de chuva em quase todo o Brasil.
Quase todo país tem várias horas com sol, aumento de nuvens ao longo do dia e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Muitas dessas pancadas podem ser fortes, em vários estados
No litoral do Amapá, do Pará e do Maranhão, chove várias vezes ao longo do dia e há risco de chuva forte.
Em Manaus e em todo norte do Amazonas, no oeste do Pará, incluindo a região de Santarém de Altamira, a chuva é frequente nesta terça-feira e também pode ser forte.
Já na faixa de litorânea entre o Rio Grande do Norte e o norte do Espírito Santo, as pancadas de chuva são em geral de fraca a moderada intensidade e sem raios.
Atenção para o aumento das condições para chuva sobre o Rio Grande do Sul . O estado fica sujeito a chuva forte e chove desde cedo na fronteira com a Argentina.
A terça-feira é com sol forte e sem previsão de chuva na cidade do Rio De Janeiro e no centro-norte fluminense, em Vitória , no centro-sul e interior do Espírito Santo, na Grande Belo Horizonte e no centro-norte e leste de Minas Gerais. Dia de sol também no interior da Bahia, no sul do Piauí, no interior de Sergipe, de Alagoas, de Pernambuco e no Agreste da Paraíba.
Alertas meteorológicos para 26/1/2021
No decorrer desta terça-feira, há risco de chuva moderada a forte e de temporais na maioria das áreas do Brasil.
Alerta para temporais em quase todo o Rio Grande do Sul, do sul e leste de Santa Catarina, no norte e leste do Paraná, incluindo as capitais Curitiba Florianópolis Porto Alegre .
O sul do Rio Grande do Sul, o centro-oeste de Santa Catarina, o centro, oeste e sul do Paraná ficam em atenção para chuva moderada a forte, raios e ventos por vezes fortes.
Alerta para temporais na Grande São Paulo , no centro, oeste e sul do estado de São Paulo, incluindo áreas como a Baixada Santista, Sorocaba, Bauru e Presidente Prudente.
Nas outras áreas de São Paulo, no sul do Estado do Rio, no sul e oeste de Minas Gerais, incluindo toda a região do Triângulo Mineiro, terça-feira com atenção para chuva moderada a forte, raios e vento forte.
Quase todas as áreas do Centro-Oeste e do Norte do Brasil ficam em atenção para chuva moderada a forte, raios e fortes rajadas de vento nesta terça-feira. Porém, tem alerta para temporais em Campo Grande e no centro-leste de Mato Grosso do Sul , no oeste do Acre, em Manaus e em todo o centro-sul e oeste do Amazonas, no Amapá, em Belém e no nordeste do Pará, incluindo a região de Altamira e Tucuruí. Não há alerta para a região de Boa Vista e o centro-norte de Roraima.
Já para o Nordeste, o alerta é para temporais no centro-norte e oeste do Maranhão, incluindo São Luís, e na região de Teresina e no norte do Piauí.
Atenção para chuva moderada a forte raios vento forte no sul do Maranhão, no centro-oeste do Piauí, no Ceará e no sertão da Paraíba.
Calor e fortes pancadas de chuva no Centro-Oeste
A última semana de janeiro de 2021 começou com temporais em vários locais do Centro-Oeste do Brasil.
Nesta segunda-feira(25), uma tempestade caiu sobre a região de Brasília acumulando 62,8 mm em apenas uma hora de chuva. O acumulado de 2 horas, entre 17 horas e:19 horas foi de 76,6 mm, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia.
Entre o domingo, 24, e a segunda-feira, 25, a região de Mineiros no sul de Goiás recebeu 80,4 mm de chuva, segundo o INMET. Parte dessa tempestade caiu na madrugada desta segunda-feira, quando foram acumulados 49,6 mm em apenas 2 horas.
Cuiabá, capital de Mato Grosso, também teve chuva forte nesta segunda-feira. O Cemaden registrou cerca de 47 mm de chuva em apenas 2 horas.
No estado de Mato Grosso do Sul, a chuva voltou a cair forte em vários locais. O maior acumulado foi na região de Itaquiraí que acumulou 62,2 mm nesta segunda-feira.
Chuva irregular
A última semana de Janeiro de 2021 vai manter o padrão de pancadas de chuva por toda a região Centro-Oeste do Brasil, porém a maioria das áreas terá pancadas de chuva irregulares. Não houve condições para formação de grandes convergências de umidade sobre o Centro-Oeste do país ao longo do mês de janeiro. A maior concentração de áreas de instabilidade aconteceu sobre o estado de Mato Grosso do Sul.
Semana quente e com pancadas de chuva
Nos próximos dias, as pancadas de chuva vão acontecer por causa do calor e do ar úmido disponível na atmosfera, mas não há condições para a formação de grandes áreas de instabilidade que provoquem chuva generalizada.
Até o momento, praticamente todas as áreas do Centro-Oeste acumularam menos chuva do que o normal para o mês de janeiro. Mesmo com previsão de pancadas de chuva, o mês vai terminar com chuva abaixo da média em praticamente todas as áreas da região. As exceções são áreas no oeste e sul de Mato Grosso do Sul que já estão com chuva acima da média.
A semana segue abafada com temperaturas que podem alcançar valores entre 36 e 38 graus em Goiás Mato Grosso.
Via | Assessoria Climatempo
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)