A técnica de enfermagem do Hospital Metropolitano, localizado em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, Luiza Batista de Almeida Silva, de 43 anos, foi a primeira trabalhadora da saúde a ser vacinada contra o coronavírus em Mato Grosso.

“É muita alegria em saber que está chegando ao fim essa luta. Chegou ao fim toda essa tristeza”, disse Luiza.

Atualmente, a profissional atua na linha de frente do combate ao vírus, mais precisamente na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19 do hospital de referência do estado.

O ato contou com a presença do governador Mauro Mendes, da primeira-dama Virginia Mendes, do secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, e demais autoridades. “Ainda temos um longo caminho até que a vacina chegue para todos os mato-grossenses. O Ministério da Saúde ainda não nos informou quando será liberado um novo lote, mas acreditamos que até o final deste mês seja liberado”, afirmou o governador.e 60 mil pessoas vacinadas, com as duas doses, dentre elas indígenas.

Conforme dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde nesta segunda-feira (18), Mato Grosso registra 200.134 casos confirmados da Covid-19 e 4.815 mortes em decorrência da doença.

Plano Estadual

O governo de Mato Grosso fez um Plano Estadual de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 em Mato Grosso e prevê, caso necessário, o apoio de seis aeronaves do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

Com o objetivo de promover a adequada logística da vacina, com segurança, efetividade e equidade, a SES vai ampliar a Rede de Frio Estadual e já viabiliza uma Central Estadual e mais quatro Centrais Regionais (Barra do Garças, Cáceres, Rondonópolis e Sinop), assim como a aquisição de equipamentos de refrigeração e frota adequada para distribuição terrestre. O investimento estimado é de R$ 2,2 milhões.

A escolta dos materiais até os 14 polos de distribuição será feita pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), além das Polícias Federal e Rodoviária Federal e o Ministério da Defesa. Nos casos em que for necessário, o Ciopaer disponibilizará sua frota aérea para dar celeridade à distribuição.

Nos próximos dias, os 141 municípios de Mato Grosso começam a receber as agulhas e seringas que já se encontram em estoque e que serão utilizadas no plano de vacinação contra a Covid-19.

A SES também providenciou a aquisição suplementar de 6,5 mil seringas para o enfrentamento de vacinação, com investimento na ordem de R$ 2,8 milhões.

Atrasos na distribuição

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que a vacinação seria iniciada a partir das 17h em todo o país, mas que a entrega das doses atrasou após a pasta alterar voos para os estados.

Em entrevista nesta segunda-feira, em São Paulo, Pazuello afirmou que houve atraso porque os governadores quiseram antecipar o início da vacinação e foi necessário refazer a logística. “Imagine a mudança da logística para 26 estados em um país continental como o Brasil”, disse.

Outros estados receberam a CoronaVac e esperam começar a vacinar ainda nesta noite: Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Mato Grosso e Pernambuco.

Outras Unidades Federativas afirmaram que a vacinação só começa amanhã: Distrito Federal, Amapá, Rondônia, Amazonas, Bahia, Sergipe e Roraima.

Via | G1

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)