O Secretário Estadual de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, prevê que o estado não deve ter mais leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19 nos próximos 15 dias.

A declaração do gestor foi feita nessa quinta-feira (14) durante reunião que debatia o retorno às salas de aula na rede estadual de educação do estado.

Ele disse que não considera este momento seguro para o retorno e enfatizou essa volta com segurança deve estar alicerçada na redução substancial de casos de Covid-19.

De acordo com os dados apresentados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), Mato Grosso registrou mais de 4,6 mil casos de Covid-19 somente neste ano, com aumento também em internações em hospitais das redes pública e privada.

A taxa de ocupação de leitos de UTI estava em 66,75% na manhã desta quinta-feira. Os números da SES revelam ainda que, dos 194 mil casos do novo coronavírus, 11.595 são de pessoas com até 17 anos, ou seja, na faixa etária escolar.

Embate sobre as aulas

As aulas na rede estadual de ensino de Mato Grosso serão retomadas no dia 8 de fevereiro. Entretanto, a modalidade ainda não está definida. Nesta sexta-feira (15), os secretários de Educação e de Saúde vão se reunir com o governador Mauro Mendes.

Serão apresentados ao governador o resultado das enquetes feitas com pais, profissionais da educação e com os estudantes, além do posicionamento de representantes de várias entidades que participaram do debate nesta quinta-feira (14).

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto destaca uma preocupação muito grande com os profissionais e com os estudantes devido ao crescimento dos casos de Covid-19 nos últimos dias e, consequentemente, uma demanda maior por leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Uma reunião ampliada foi realizada na manhã desta quinta-feira (14) na Seduc para discutir justamente se os estudantes devem voltar no sistema híbrido (50% dos alunos na sala de aula) ou na modalidade não presencial (on-line e off-line).

Via | G1

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)