A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Secretaria Adjunta de Administração Sistêmica (SAAS), lança a campanha interna “Janeiro Branco: Cuidar de si. Cuidar do outro. Cuidar desse lugar. Isso também é saúde mental”.

O objetivo é conscientizar os servidores sobre a importância da promoção e prevenção da saúde mental e emocional, de modo a fomentar a cultura de atenção para temas relacionados à saúde mental, principalmente nesse momento de pandemia da Covid-19. A realização é uma iniciativa da Coordenadoria de Segurança e Saúde no Trabalho da área Sistêmica (CSST).

De acordo com a Coordenadoria, a escolha do mês é estratégica, porque o começo do ano pode gerar ansiedade pelo desejo de cumprimento das metas estabelecidas para os próximos 12 meses, bem como frustração por não ter realizado as do ano anterior, além de ser um período de muita reflexão.

Durante este mês, a CSST preparou uma agenda de ações que serão desenvolvidas em parceria com a Assessoria de Comunicação da Seplag.  Serão divulgados áudios de apoio psicológico, conteúdos de orientação e prevenção da Covid-19, videoaulas de ginástica laboral, treino funcional e mindfulness (meditação).

Todos os conteúdos terão como mote a campanha Janeiro Branco e “o compromisso de garantir a segurança e a saúde no trabalho, assim como o bem-estar biopsicossocial dos servidores”, salientou a coordenadora da CSST, Kátya Rodrigues.

Como parte da campanha, a Coordenadoria também convida seus servidores a enviarem fotos individuais, se possível vestindo camiseta branca, em demonstração de adesão à ação interna.

As fotografias serão expostas em um mosaico virtual na área de trabalho dos computadores dos servidores da Seplag. Para participar basta enviar a foto para o e-mail imprensa@seplag.mt.gov.br até o dia 20 de janeiro.

Campanha

Inspirado no Outubro Rosa, o Janeiro Branco surgiu em 2014 e foi idealizado por psicólogos de Uberlândia, Minas Gerais. O objetivo da campanha é conscientizar sobre a importância da promoção e proteção à saúde mental. O projeto convida as pessoas a refletirem sobre suas vidas, a qualidade dos relacionamentos e incentiva o debate sobre o tema em todos os espaços.

Via | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)