O Gabinete de Apoio à Segurança Pública (Gasp) e a Defesa Civil realizaram um balanço das atividades executadas no decorrer de 2020 no município de Rondonópolis com destaque para os atendimentos as ocorrências de queimadas na reserva indígena Tadarimana e reserva ambiental do 18 GAC.

Mais de 500 ocorrências e intervenções foram realizadas nos períodos de chuvas e seca, através dos bombeiros civis da pasta e Bombeiros Militares por meio da Atividade Delegada, como as enchentes ocorridas nos córregos Canivete, Queixada e outros.

Além do apoio da Defesa Civil às famílias do Bairro Rosa Bororo após fortes ventos e chuvas que assolaram algumas casas e córrego da região, em conjunto com a Secretaria de Habitação e a Secretaria de Promoção e Assistência Social.

O ano também foi foco de atividades de prevenção e segurança realizadas pelo Corpo de Bombeiro Militar no Serviço de Apoio Móvel de Urgência (Samu) e Polícia Militar na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), sendo nos meios de semanas somente período noturno em escala de 12 horas e aos finais de semana e feriados 24h, tanto quanto escolta de materiais, maquinários e remédios.

O Gasp atuou junto na vistoria realizada pela Policia Militar de Proteção Ambiental em apoio aos fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) nos casos de som alto, denominada Patrulha do Sossego, bem como em outras ocorrências de naturezas diversas como maltrato de animais, recolhimento de animais silvestres e focos de incêndio nos perímetros urbanos.

Parte das fiscalizações ocorreram após denúncias via grupo do WhatsApp, Disk Denúncia da Semma ou telefone particular do secretário da pasta e apoio a Vigilância Sanitária durante o período de pandemia do Covid-19.

Também foi prestado apoio à Secretaria de Saúde através do Departamento de Vigilância Sanitária, realizados pela Polícia Militar e Polícia Judiciária Civil no combate do novo coronavírus, por meio de inúmeras fiscalizações a estabelecimentos comerciais, lanchonetes, bares e boates.

Assim como nas fiscalização as demais secretarias municipais, a exemplo da Receita ao manter a ordem e segurança do Paço Municipal, Promoção Assistência Social com abordagens aos moradores de ruas, Habitação com apoio a situações de invasão de áreas públicas e áreas de preservação ambiental, reintegração de posse de casas e áreas abertas invadidas, em destaque ao bairro Residencial Dona Neuma.

Apoio à segurança, manutenção de ordem, apoio logístico em cumprimento a determinação do Ministério Público para a Caixa Econômica Federal durante o período de pagamento do auxílio emergencial, fiscalização e manutenção da ordem pública e sensação de segurança na Praça dos Carreiros, realizado pelas instituições Policia Militar e Polícia Judiciária Civil, sendo assim auxiliando as secretarias de Gestão e de Governo.

Via | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)