Iniciativas reconhecidas promovem fortalecimento de vínculos familiares no contexto da pandemia
Projetos voltados para as famílias receberam, nesta segunda-feira (21), o Prêmio Boas Práticas em Políticas Familiares Municipais. A premiação realizada em Brasília (DF), na sede do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), foi transmitida pelas redes sociais.

A ministra Damares Alves participou do evento por meio de vídeo, no qual felicitou a todos os participantes. “Quero dar parabéns aos representantes dos municípios por terem pensado e dado uma atenção especial às famílias durante a gestão. Também aproveito para reafirmar o compromisso do ministério de caminharmos juntos na direção do fortalecimento dos vínculos familiares no Brasil”, destacou a titular do MMFDF.

O empenho para a implementação de políticas públicas familiares na esfera municipal também foi destacado pela principal gestora da Secretaria Nacional da Família (SNF), Angela Gandra. “Gostamos e vibramos com a criatividade de cada um. Pudemos premiar iniciativas diversificadas que podem ser uma luz para outros municípios”, reforçou a secretária ao falar sobre a importância do intercâmbio de experiências em prol do bem-estar da família.

A diretora de Equilíbrio-Trabalho-Família da SNF, Lília Nunes Santos, aproveitou para lembrar que a fragilidade dos vínculos familiares tem como consequência o favorecimento das violações de direitos humanos. “Uma vez que a família se encontra em vulnerabilidade esse impacto atinge a sociedade”, disse para em seguida complementar, “se as políticas das diversas pastas municipais estiverem trabalhando de maneira coordenada e com foco conseguiremos atingir as famílias”, enfatizou.

Vencedores

A iniciativa idealizada pela SNF, com o intuito de incentivar e divulgar as boas práticas que estão sendo realizadas pelas administrações municipais, reconheceu trabalhos relacionados à políticas de proteção social destinadas às famílias vulneráveis durante a pandemia e associados ao fortalecimento de vínculos conjugais. Também foram premiadas iniciativas voltadas aos vínculos familiares entre as gerações, com a promoção da convivência entre os membros da família e entre diferentes gerações.

Os critérios utilizados pela Comissão Avaliadora do Prêmio para classificar as iniciativas foram os impactos causados pelas medidas, a possibilidade de ser aplicada em outros lugares e a governança das políticas públicas. Para cada linha temática, foram premiadas as três iniciativas com maior pontuação.

Todas as iniciativas classificadas em primeiro lugar, em cada linha temática, receberam um certificado de reconhecimento. Já os segundos e terceiros lugares serão publicados no Observatório Nacional da Família (ONF).

Clique aqui para conhecer as iniciativas premiadas

“A gente espera que o prêmio impacte no crescimento da rede de municípios brasileiros envolvidos com o tema. Experiências inovadoras podem e devem ser compartilhadas com esse foco humano em várias localidades”, espera o coordenador de estudos, pesquisas e avaliação da SNF, Gustavo Adolfo Santos

Gestores de municípios interessados em participar das próximas edições do prêmio devem acompanhar as atualizações no site do Observatório Nacional da Família.

Via | Assessoria 
(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *