Problema é comum para 120 milhões de brasileiros e startup UsuCampeão compartilha guia de medidas para saber a situação legal de moradias

Cerca de 60% dos imóveis brasileiros são irregulares, de acordo com o Ministério de Desenvolvimento Regional. No país todo, isso representa cerca de 30 milhões de imóveis sem escritura ou comprovante de titularidade, ou seja, aproximadamente 120 milhões de brasileiros vivem em residências nas quais não existem comprovações de quem é o dono.
Segundo Eduardo Germano, CEO da startup UsuCampeão , que democratiza a regularização fundiária utilizando tecnologias para agilizar a transformação social nos locais que atua, um imóvel irregular representa capital morto. “Um imóvel irregular é desvalorizado, não pode ser financiado ou utilizado como garantia pelo mercado financeiro, ou seja, o morador perde acesso a crédito com taxas menores e prazos maiores de pagamento”, contextualiza Germano. O CEO da empresa reforça que para regularizar um imóvel precisa seguir passos simples, entre eles:
O morador pode fazer uma consulta ao CEDI (Cadastro de Edificações do Município) e emitir o histórico de Edificação. “Para essa solicitação, é necessário informar o número do contribuinte, disponível no carnê do IPTU. Por meio deste documento é possível ter uma comprovação se seu imóvel está regularizado”, informa Germano. Ao encontrar dificuldades em fazer essa consulta online, outra ótima maneira é ir até a Prefeitura Municipal e procurar pelos departamentos de obras ou de regularização fundiária para informar-se sobre o status de seu imóvel.
“Todo imóvel obrigatoriamente deve ter um documento chamado Matrícula, que comprova sua regularidade. Portanto, em caso de dúvida também é possível procurar o Cartório de Registro de Imóveis mais próximo para solicitar esse documento”, comenta o executivo.
A UsuCampeão leva todos os seus recursos para levar uma experiência 360º para as pessoas que residem em áreas irregulares. “O processo de regularização se concentra todo conosco, da abertura do processo até a entrega da tão sonhada escritura. Temos em estoque 80.000 Mapas Básicos de imóveis para iniciarmos as vendas e capacidade de entregar cerca de 6.500 títulos de imóveis por mês”, finaliza Germano.
Sobre a UsuCampeão
A UsuCampeão é uma startup que democratiza a regularização fundiária utilizando tecnologias para agilizar a transformação social nos locais em que atua. Com parcelas a preços populares, já agilizou o processo de 50 mil famílias pelo país em receberem a escritura de seus imóveis. Saiba mais em: https://usucampeao.com.br/ Via | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)