São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Goiás e Bahia, segundo dados do INCA, devem ter maior número de novos casos de doença do tipo não melanoma no país

Dezembro é o mês dedicado à prevenção do câncer de pele, mais conhecido como “Dezembro Laranja”. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil terá 625 mil novos casos de câncer a cada ano do triênio 2020-2022, sendo o câncer de pele não melanoma o mais incidente, com 177 mil novos casos, e 8,5 mil casos de câncer de pele melanoma¹.
Mais frequente no Brasil, de acordo com o INCA, o câncer de pele não melanoma corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país². Estimativa do INCA para 2020 aponta que São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Goiás e Bahia são os estados com previsão de maior índice da doença no país. Tipo mais grave por conta de sua alta possibilidade de provocar metástase³, o câncer de pele melanoma deve ter maior incidência em São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Paraná. Ambos têm cura se forem diagnosticados precocemente4.
A prevenção continua sendo uma grande aliada no combate à doença. Conforme orientações da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o protetor solar é produto indispensável em qualquer estação do ano e deve ser aplicado todos os dias, mesmo quando estiver nublado5. Mas estatísticas da 21ª Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele mostraram que 63,05% das pessoas se expõem ao sol sem qualquer proteção6.
De acordo com Dra. Paula Ferreira, dermatologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, a fotoproteção é o método mais efetivo para prevenção do câncer de pele, do melasma e fotoenvelhecimento, causados pela exposição excessiva a raios ultravioletas (UV)7. “O filtro solar promove a criação de um filme protetor na pele, que reflete, dispersa e absorve os raios UV e, assim, atenua a penetração da radiação na pele. O uso de medidas fotoprotetoras, como o filtro solar, é uma necessidade diária para toda população, não importa etnia, idade e região geográfica, pois apresenta alto potencial de proteção contra a queimadura solar, evita o envelhecimento precoce da pele e o câncer de pele”8, explica a especialista.
A médica reforça que pelo Brasil estar em uma região geográfica com índices de radiação UV elevados durante maior parte do ano, a fotoproteção é importante não só no verão. “A fotoproteção não deve ser sazonal e relacionada a dias recreacionais em praias e parques, mas também deve ser feita durante o dia a dia nas cidades. Existem produtos específicos para a fotoproteção urbana, que não possuem cheiro de praia e apresentam rápida absorção do produto, características que promovem maior adesão ao uso diário”.
Além do filtro solar, confira outras dicas de proteção4:
• Usar roupas que cubram bem o corpo, chapéus com abas largas e óculos de sol com lentes UV;
• Abrigar-se em locais com sombras e árvores;
• Evitar exposição ao sol entre 10h e 16h.
Referências 1. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Estimativa 2020: Incidência de Câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA, 2019. 2. Instituto Nacional de Câncer. Câncer de pele não melanoma [internet]. [acesso em 25 nov. 2020]. 2020. Disponível em: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-pele-nao-melanoma 3. Instituto Nacional de Câncer. Câncer de pele melanoma [internet]. [acesso em 25 nov. 2020]. 2020. Disponível em: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-pele-melanoma 4 . Sociedade Brasileira de Dermatologia. Câncer da pele: aprenda a se prevenir contra o tumor mais comum no Brasil [internet]. [acesso em 25 nov. 2020]. Disponível em: https://www.sbd.org.br/dezembroLaranja/noticias/cancer-da-pele-aprenda-a-se-prevenir-contra-o-tumor-mais-comum-no-brasil/ 5 . Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional São Paulo. Qual a quantidade ideal de protetor solar? [internet]. [acesso em 25 nov. 2020]. Disponível em: https://www.sbd-sp.org.br/geral/qual-a-quantidade-ideal-de-protetor-solar/#:~:text=O%20filtro%20solar%20deve%20ser,ou%20ap%C3%B3s%20sair%20da%20%C3%A1gua 6. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Campanha do Câncer de Pele da SBD registra mais de 4 mil casos da doença no Brasil [internet]. [acesso em 25 nov. 2020]. Disponível em: https://www.sbd.org.br//dezembroLaranja/noticias/campanha-de-cancer-de-pele-da-sbd-registra-mais-de-4-mil-casos-da-doenca-no-brasil/ 7. Li H, Colantonio S, Dawson A, Lin X, Beecker J. Sunscreen Application, Safety, and Sun Protection: The Evidence. J Cutan Med Surg. 2019 Jul/Aug;23(4):357-369. 8. Shaath NA. Ultraviolet filters. Photochem Photobiol Sci. 2010 Apr;9(4):464-9.
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)