Disponibilização dos gabaritos da avaliação objetiva e do padrão de resposta da prova discursiva dá início ao período de recursos. Prazo vai até 15/12

Os gabaritos preliminares da primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2020 já estão disponíveis na Página do Participante. A partir desta quarta-feira, 9 de dezembro, inicia-se também o período de recursos das provas objetiva e discursiva, realizadas no domingo, 6 de dezembro.

Os médicos que realizaram o exame poderão interpor os pedidos de revisão até o dia 15 de dezembro, pelo sistema do exame. Vale destacar que os recursos dos gabaritos preliminares da prova objetiva e do padrão de resposta provisório da prova discursiva deverão conter questionamentos relacionados somente à pertinência das respostas definidas nesses documentos. O desempenho individual dos participantes não será avaliado.

Após análise, os resultados dos recursos serão disponibilizados no Sistema Revalida, com as versões definitivas do gabarito da prova objetiva e do padrão de respostas da prova discursiva, assim como os resultados definitivos da prova de múltipla escolha e os resultados provisórios da prova discursiva. É importante lembrar que serão divulgados os resultados provisórios da prova discursiva apenas dos participantes aprovados na avaliação objetiva, de acordo com o edital do Revalida. Esses resultados estarão disponíveis no dia 8 de fevereiro de 2021, juntamente com as razões de deferimento ou indeferimento dos recursos, segundo a banca corretora do exame. Já os resultados finais da primeira etapa do Revalida 2020 serão divulgados no dia 5 de março de 2021.

Primeira etapa – Mais de 90% dos inscritos realizaram a prova no domingo, 6 de dezembro. A aplicação ocorreu em dois turnos (matutino e vespertino) para mais de 14 mil participantes, em 13 capitais brasileiras.

Segunda etapa – Somente os aprovados na primeira etapa podem participar da segunda. Uma novidade desta edição é que, se o médico formado no exterior reprovar na segunda etapa, ele poderá se reinscrever diretamente nessa fase, nas duas edições consecutivas. Anteriormente, era necessário realizar todo o processo desde o início. Cronograma, diretrizes e procedimentos da segunda etapa serão publicados, posteriormente, em edital próprio.

Revalida – Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2011, o Revalida busca regularizar, no Brasil, o diploma de graduação em medicina expedido no exterior. As referências do exame são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional. O objetivo é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). A revalidação do diploma é responsabilidade das universidades públicas que aderirem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida. 

Acesse o edital do Revalida 2020

Acesse o Sistema Revalida

Saiba mais sobre o Revalida

Fonte | Assessoria INEP

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)