fbpx

Alimentos que colaboram com a saúde mental

Porém, uma série de fatores podem colaborar com uma boa saúde mental. Além dos exercícios físicos, que são essenciais nesse processo, a alimentação pode ser fundamental, pois muitos alimentos são grandes vilões. O café, o chocolate e o açúcar, por exemplo, oferecem uma ótima sensação assim que ingeridos, mas são os principais causadores de estresse. A cafeína do café estimula o sistema nervoso central, afetando o raciocínio e a concentração. Já o açúcar e o chocolate estimulam o sistema límbico, responsável por emoções. A falta deles provoca sintomas desagradáveis de abstinência.

Se você também quer contar com a alimentação para melhorar o humor e dar um up na saúde mental, separamos alguns alimentos que podem ser seus aliados nessa missão, veja só:

Frutas

Algumas frutas podem garantir o bom humor, como melancia, mamão, tangerina, abacate e limão. A laranja e a banana, por sua vez, promovem o bom funcionamento do sistema nervoso, combatendo o estresse e a fadiga.

Verduras

Por possuírem uma vitamina importante do complexo B, o folato, as folhas verde-escuras estão associadas à menor prevalência dos sintomas depressivos. A falta de vitamina B12 costuma ser comum entre pessoas diagnosticadas com depressão, por isso, vale a pena colocá-la no prato!

Mel

Ele pode nos dar a sensação de prazer e bem-estar, pois estimula a produção de serotonina, hormônio que também regula o humor. Mas sem exagero, ok? Duas colheres de sobremesa por dia são suficientes.

Oleaginosas

Elas podem ajudar a diminuir o estresse e melhorar os sintomas da depressão. Possui um antioxidante muito importante chamado selênio, que também fortalece o sistema imunológico.

Carnes magras e peixes

O atum e salmão, principalmente, contém um aminoácido chamado triptofano, importante para sintetizar a serotonina e promover o bem-estar, a sensação de relaxamento, e a redução do estresse. Só vantagens!

Outra dica importante para o fortalecimento da saúde mental, é comer regularmente e fazer um café da manhã super-reforçado. Mas não deixe de consultar um nutricionista, ele vai avaliar a melhor forma de consumir os alimentos citados.

Fonte | Alelo
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)