Os principais crimes investigados pela operação Vetus são maus-tratos contra idosos, apropriação de proventos, retenção de cartão de crédito, abandono de idoso, omissão de socorro e discriminação por motivo de idade.

A Polícia Civil de Mato Grosso retirou 13 idosos de casas onde eram vítimas de maus-tratos em Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana da capital. A ação ocorreu na manhã desta sexta-feira (4) na Operação Vetus, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em combate aos crimes de violência contra o idoso. A operação ocorreu nos 26 estados do país e no Distrito Federal.

De acordo com o Ministério da Justiça, a operação investiga o aumento de casos de maus-tratos contra idosos durante a pandemia do novo coronavírus.

Em Mato Grosso, a ação conta com o efetivo de onze policiais coordenados pelo delegado do Núcleo de Atendimento ao Idoso (NAI) de Cuiabá, Vitor Chab Domingues e pela delegada da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança e Idoso de Várzea Grande (DEDMCI-VG), Mariell Antonini Dias.

Na operação foram cumpridas, 13 medidas cautelares onde idosos fora afastados das casas onde moravam, sendo nove em Cuiabá e quatro em Várzea Grande, e também realizada a checagem de denúncias anônimas em alguns pontos da região metropolitana.

As equipes também realizaram visita em dois abrigos de idoso de Cuiabá para verificar as condições do ambiente e de atendimento aos idosos.

Segundo o delegado do NAI, Vitor Chab Domingues, os principais crimes investigados pela operação Vetus são maus-tratos contra idosos, apropriação de proventos, retenção de cartão de crédito, abandono de idoso, omissão de socorro e discriminação por motivo de idade.

Fonte | G1

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)