Gabriela Freitas, 19, nunca imaginou trabalhar no campo, mas a necessidade de encontrar um emprego influenciou a jovem a se inscrever no programa Campo Aprendiz, em Querência. Na sexta-feira (27.11), ela e outros nove jovens concluíram a parte teórica, e até março de 2021 aplicarão os conhecimentos na prática dentro de uma propriedade rural.

“Eu precisava entrar no mercado de trabalho, nunca tinha tido contato com o campo, mas enxerguei a oportunidade como algo novo. Acabei gostando e ficarei muito feliz se trabalhar operando máquinas agrícolas”, afirma.

Campo Aprendiz é um programa de aprendizagem rural voltado para jovens de 18 a 24 anos, para o ingresso no mercado de trabalho. O treinamento atende a demanda gerada pela Lei nº. 10.097/2000, regulamentada pelo Decreto nº. 5.598/2005.

Além do cumprimento da legislação, essa é uma oportunidade de ampliar os conhecimentos de participantes como Laura Monteiro, 20. Para ela, o curso aperfeiçoou a formação como técnica em agropecuária. “Complementou muito o meu currículo e vai me ajudar no futuro”.

A maranhense Jakelanne Fernandes, 20, está ansiosa para iniciar a fase prática da aprendizagem. “Assim que eu soube do Programa já me interessei e agora estou aguardando para saber em qual área vou trabalhar na fazenda”.

Grupos – A turma de Querência é contratada pelos grupos SLC e Roncador e após a experiência de aprendizagem, os jovens podem ser efetivados, de acordo com a decisão de cada empresa.

Instrutor credenciado junto ao Senar-MT, Wanderley Gusmão, acredita que os jovens estejam preparados para a nova rotina nas propriedades. “O curso traz muito embasamento e molda os jovens ao mercado de trabalho do agro”.

Fonte: Assessoria Senar-MT

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)