Justificativa é obrigatória aos que não participaram do exame em 2019 nas áreas inscritas e desejam se inscrever no Encceja 2020. Prazo começa dia 14 

Interessados em participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 devem justificar as ausências na edição de 2019 para realizarem a prova. O procedimento é obrigatório aos inscritos do Encceja Nacional 2019 que não participaram do exame em todas as áreas do conhecimento nas quais se inscreveram, de acordo com o Edital n.° 32, de 7 de maio de 2019. 

A participação no Encceja Nacional 2020 é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos no caso do ensino médio, na data de realização do exame. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 25 de abril de 2021 e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.  

As justificativas de ausência deverão ser formalizadas pelo Sistema Encceja, no período de 14 a 20 de dezembro, e serão analisadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame. O resultado das análises será disponibilizado aos participantes a partir do dia 28 do mesmo mês. Caso a justificativa seja reprovada, o participante poderá solicitar recurso de 28 de dezembro de 2020 a 4 de janeiro de 2021.  

Vale ressaltar que a aprovação não significa que a inscrição para o Encceja Nacional 2020 foi realizada. As inscrições para esta edição do exame deverão ser feitas de 11 a 22 de janeiro de 2021. Os atendimentos especializados deverão ser solicitados no mesmo período.   

Caso não justifique a ausência na edição anterior ou tenha a solicitação de justificativa reprovada, o inscrito deverá ressarcir ao Inep o valor de R$ 40, por meio de GRU Cobrança, que poderá ser paga em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios, obedecendo aos critérios estabelecidos por esses correspondentes bancários. 

Encceja – O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos foi realizado, pela primeira vez, em 2002, para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada. O exame é realizado pelo Inep, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. Já a emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmam Termo de Adesão ao Encceja. 

Confira o Edital do Encceja 2020

Confira o Edital n° 32

Saiba mais sobre o Encceja

Fonte | Assessoria INEP

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)