O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), promove, nos dias 03 e 04 de dezembro, o Simpósio Internacional de Gestão do Trabalho em Saúde e o Workshop “Modelos de Projeção de Recursos Humanos em Saúde”. O evento tem como objetivo trocar informações de gestão do trabalho entre profissionais e gestores de saúde, e também avaliar as experiências de outros países das Américas e Europa, com destaque para o contexto de enfrentamento da pandemia, além de debater sobre o planejamento de recursos humanos.

“Iniciamos o ano com o PROVMED 2030, uma parceria com a USP e OPAS para desenvolver um modelo de projeção de profissionais da saúde em diferentes cenários. Alguns meses depois, a pandemia mostrou ao mundo a importância dos recursos humanos, reforçando que os profissionais são um dos pilares para a assistência à saúde. Neste contexto, lançamos este evento para compartilhar experiências realizadas por diferentes países e discutir modelos científicos de projeção. O encontro é essencial para mostrar ao mundo como o Brasil vem enfrentando a Covid-19 e o desenvolvimento do modelo de projeção brasileiro que irá orientar as políticas públicas do país”, destaca a secretária da SGTES, Dra. Mayra Pinheiro.

O evento será todo realizado em formato on-line, a partir das 9h – com tradução simultânea para o inglês e espanhol –. O evento contará com a presença de representantes da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

A primeira mesa debaterá sobre as Políticas Nacionais de Recursos Humanos em Saúde no Brasil e na América Latina. Na sequência, o debate será sobre o trabalho em saúde durante a pandemia, e contará com a participação de representantes da área de saúde do Brasil, Itália, Espanha, Portugal, Chile, Peru e Estados Unidos.

WORKSHOP

No segundo dia do evento (04), será realizado o Workshop Modelos de Projeção de Recursos Humanos em Saúde, que debaterá sobre modelos de projeção de profissionais por meio de dados e indicadores, com troca de experiências entre representantes da Europa, Japão, Estados Unidos e Brasil.

As atividades terão início às 9h, seguidas de debates e web conferências sobre bases, indicadores e dados essenciais disponíveis para planejamento e previsão de recursos humanos em Saúde, bem como apresentação de modelos com diferentes abordagens. Ao final do evento, haverá oficina de capacitação para os colaboradores da pasta, com utilização de bases de dados sobre oferta, acesso e uso de serviços, recursos humanos e situação de saúde.

O evento é uma realização do Ministério da Saúde em parceria com Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e a Universidade de São Paulo (USP).

Para ter acesso à programação e lista de participantes, clique aqui.

Fonte | Assessoria Agência Saúde
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)